/ FINANCEIRO
28 de Setembro de 2017 17h25
Diretores do município recebem capacitação de sistema de informação e para o novo modelo de transporte
A secretária de Gestão Ozenira Felix de Souza reuniu nesta quinta-feira, 28, no auditório do Palácio Alencastro, os servidores encarregados das Diretorias Administrativas e Financeiras – DAFs, das secretarias que fazem parte de toda a administração para participarem de atividades de capacitação e desenvolvimento.
Pensando em se manter uma gestão cada vez mais transparente e objetivando a diminuição e o controle dos gastos internos, a proposta é orientar os servidores a utilizarem o sistema EJAD – Empresa Junior de Administração fornecido pela Àbaco Informática, a ser alimentado diariamente para que se mantenha a transparência. O sistema da prefeitura é responsável para gerar informações de procedimentos, que tem como sua primeira vertente é gerar informações para o Tribunal de Contas do Estado. A orientação aos servidores contribuiu, para explicar a importância do processo informação dentro do próprio sistema, como nas cotações, nas compras diretas ou mesmo licitatórias, chegando até ao cidadão, que acessar o Portal da Transparência.
Outro assunto abordado foi um novo modelo de transportes, para realizar o deslocamento de servidores. Considerando que o modelo está em fase de estudo e elaboração do instrumento administrativo para permitir a contratação de transporte público de passageiros, cujo serviço deverá ser prestado por veículo privado, como Taxi, por exemplo. Com base nessas informações, serão traçadas metas de economia para os cofres públicos. Motoristas, locação de veículos e combustível serão considerados, mas isso não significa que os profissionais perderão a função, apenas serão relocados para os veículos próprios e a outras funções. Nesses veículos também estão inseridos ambulância, caminhões e outros.
“Este alinhamento nas finanças vai ajudar muito para que tenhamos uma economia que poderá, no futuro, beneficiar outros setores e até investir na melhoria da qualidade de vida do servidor, e esta é uma meta determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. O que tem ocorrido é a discrepância de valores de uma secretaria para outra, em relação a material de expediente. E nós acabamos de ganhar um prêmio de transparência e queremos mantê-lo de qualquer maneira. E um grande desafio mudar a cultura do sistema, mas vamos conseguir”, considerou Ozenira.
Ela ainda ressaltou aos diretores, que eles terão um prazo de 20 dias para entrega da relação e da necessidade dos veículos utilitários e especiais usados pelas Secretarias, para alinhamento das ações da nova modalidade de serviço a ser implementada e, como será prestada ao transporte de seus servidores.