Notícias

Educação / ESCOLA DE GESTORES

25 de Abril de 2019 11h57

Diretores, coordenadores e secretários municipais participam de formação

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram nesta quarta-feira (24), nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), a primeira aula da formação continuada da Escola de Gestores da Rede Municipal de Cuiabá.

O programa visa realizar formação para os 443 atuais gestores das unidades de creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da rede pública de Cuiabá, para que disponham, individualmente e como equipe de gestão, de referências conceituais e instrumentos para qualificar a gestão democrática.

Pensado especificamente para todos os gestores da rede municipal de ensino de Cuiabá, a formação prioriza três elementos principais: o secretário escolar, a coordenação pedagógica e a direção da escola.

A diretora geral de Gestão Educacional, Mabel Strobel, disse que Secretaria estabeleceu como foco produzir conhecimento específico sobre a gestão escolar resultando em algo sistematizado, organizado com uma equipe preparada. “A partir de agora, a equipe gestora de cada escola da rede municipal de ensino terá condições de construir uma proposta de gestão escolar democrática, com a consultoria da Universidade Federal de Mato Grosso”, explicou Mabel.

O curso tem características teóricas e práticas, na modalidade à distância pela Plataforma e-Proinfo. “A Secretaria de Educação está inovando ao utilizar a plataforma e-Proinfo, que vai disponibilizar tanto esse curso para Escola de Gestores, o primeiro a ser aplicado pela plataforma, quanto para outros cursos que serão promovidos, utilizando momentos presenciais e à distância”, ressaltou Mabel Strobel.

Para esse curso já foi enviado previamente o material via plataforma, onde os gestores já realizaram uma pequena pesquisa e agora estão na modalidade presencial.

“A Escola de Gestores é um momento muito importante de formação para todos os gestores se unirem e refletirem sobre questões relacionadas à Gestão Democrática, a fim de aprimorar a prática dentro da escola, o ensino e aprendizagem dos alunos, e melhor atender à população”, destacou a diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filogônio Correia, Inês Ehrenbrienk.

O curso terá carga horária de 120 horas (extensão) e 180 horas (aperfeiçoamento), na modalidade à distância, com encontros presenciais quinzenais ou mensais até o mês de agosto. O certificado terá o carimbo do Ministério da Educação, via UFMT.

 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)