/
08 de Julho de 2010 09h00
Diretor técnico fala sobre aterro sanitário a TV bandeirante
O diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap, engenheiro Álvaro Luiz Gonçalves, em entrevista a TV Bandeirantes, nesta quarta-feira (07/07), no período matutino, falou sobre o aterro sanitário da capital.
“A Sanecap já assumiu o gerenciamento do aterro sanitário de Cuiabá e agora prepara a sua infra-estrutura para dar início ao processo de recebimento dos resíduos sólidos. Nós ficamos responsáveis em construir duas células emergenciais, conforme convênio firmado com a prefeitura de Cuiabá. A primeira já foi concluída e, antes do período chuvoso estaremos concluindo a segunda, no mesmo local”, informou Gonçalves.
A Sanecap tem condições de gerenciar o serviço e acredita na redução dos custos. “Só estamos aguardando o estudo técnico que irá definir uma nova área para continuidade dos trabalhos, isto porque, a área atual só servirá para atender por apenas seis meses. Já atuamos em água, esgoto e, agora passamos gerenciar o terceiro vetor que são os resíduos sólidos”, concluiu Gonçalves.
Atualmente, a coleta dos resíduos sólidos em Cuiabá e de algumas instituições filantrópicas é feita por 16 caminhões, mas a demanda exige 20. Todos os dias os funcionários da Qualix recolhem aproximadamente 460 toneladas de lixo. A empresa recebe R$ 1,5 milhão mensal para prestar o serviço na capital.