/
04 de Fevereiro de 2011 17h58
Diretor Técnico da Sanecap fala sobre aterro sanitário
“A Sanecap está debruçada no planejamento e na execução de medidas técnicas para otimização do espaço do aterro sanitário de Cuiabá e, ao mesmo tempo, acompanha e atende todas as exigências solicitadas pelos órgãos responsáveis”, informou o engenheiro Jacírio Maia Roque, diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), hoje (04-02), no período vespertino, em reunião com os técnicos da companhia. A reunião aconteceu na sala da diretoria técnica, no bairro Carumbé, na capital.
“Estamos aqui reunidos para continuar a discussão e acompanhamento de todas as estratégias necessárias para o funcionamento das unidades operacionais de esgoto desta companhia de forma eficiente, bem como, a renovação da licença de operação do aterro sanitário de Cuiabá, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) “Engº Zanildo Costa Macedo, localizada no bairro D. Aquino, da ETE Tijucal e sub-bacias contribuintes de coleta de esgotamento sanitário”, informou o diretor.
“Referente a uma das pendências, no caso do aterro, que é a elaboração do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente), no momento duas áreas adjacentes já foram estudadas, conforme informações do professor Paulo Modesto Filho, representante da empresa Engesan – Engenharia e Consultoria de Serviços responsável pelos estudos das áreas. A Sanecap aguarda a execução dos estudos da terceira área, localizada no entroncamento das estradas do Coxipó do Ouro e São Jerônimo (zona rural de Cuiabá) de
Outra providência tomada pela companhia foi a adequação da ETE – Zanildo para deposição do chorume advindo do aterro sanitário, assim como, bombas, tubulações e equipamentos necessários para o bom funcionamento da ETE. Após regularização das pendências, análise e autorização da Sema, a Sanecap realizará a disposição do chorume para tratamento consorciado com o esgoto doméstico, por meio de bomba dosadora. Esses serviços já foram vistoriados pela Sema em 27/01/201,1 informou a engenheira Ildisnéya Velasco Dambros (gerente da divisão ambiental da Sanecap).
A Sanecap desde que recebeu o aterro sanitário, por meio de convênio, para gerenciamento em 03/05/2010, já construiu a primeira etapa da área emergencial (célula) para disposição dos resíduos sólidos, cuja vida útil vai até março/2011, observou Dambros.
Segundo Jacírio Maia, a Sanecap solicitou a Sema o parecer sobre a possibilidade de expansão da primeira célula, uma vez que a área existente permite essa expansão. “Para isso, estamos elaborando o projeto técnico a ser apresentado a Sema”, concluiu Maia.
Atualmente, a Sanecap já providenciou o processo licitatório necessário para a execução da segunda etapa da área emergencial (2ª célula) de tratamento de resíduos sólidos de Cuiabá, cuja licitação foi realizada por meio de pregão presencial 007/2010, divididos em cinco lotes. Foram vencedores as empresas: São José materiais para construção LTDA e Nortene Plásticos LTDA, cujas ordens de serviços já foram emitidas pela companhia.
Histórico: O aterro sanitário está localizado na estrada do antigo Balneário Letícia, Sítio Quilombo, na capital, desde
Participaram da reunião os gerentes Noé Rafael da Silva (SETE), Ivan Gonçalves (SEEL), Paulo Mário Cardoso (SECT), Álissa Oliveira (DVEX), João Batista Xavier (SEPO), Ildisnéya Dambros (DVSA), Vânia Borges (DVOE), Álvaro Gonçalves (SEOF) e o engenheiro Josni Sousa Araújo, da oficina eletromecânica da companhia.