Notícias

/

14 de Março de 2011 16h25

Diretor Presidente da Sanecap concede entrevista a TV Centro América

Neila Barreto/Sanecap

O engenheiro Antônio Carlos Ventura Ribeiro, diretor presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) concedeu entrevista à equipe de jornalismo da TV Centro América, de Cuiabá, hoje (14-03), no período matutino, para falar sobre a qualidade da água do condomínio Vila da Serra, na região do bairro 1º de Março, na capital.

“A Sanecap foi acionada neste final de semana sobre o assunto. Mandamos uma equipe lá hoje, (14-03), fazer a coleta para as análises necessárias na água e, à tarde, vai outra equipe técnica fazer o geofonamento para identificar se há algum tipo de interferência na rede, causando a entrada de resíduo na rede”, explicitou Ventura.

“A análise da água demora 72 horas. A bióloga da Sanecap já está executando os trabalhos e, agora, vai depender do geofonamento no local para a identificação do problema realmente”, informou Ventura.

Quanto ao bairro Ipiranga, Ribeiro esclareceu que “houve um problema de vazamento e que acabou entrando sujeira na rede. No caso do Osmar Cabral, ponderou que, “toda vez que a gente faz uma rede nova, no caso lá foi feito um anel, são colocados alguns produtos e é sangrada a rede. Lá o sangramento que foi feito, à época não foi suficiente. Hoje, tudo voltou ao normal, tanto no Ipiranga, quanto no Osmar Cabral”, observou ele.

“É bom esclarecer que em todas as nossas Estações de Tratamento de Água – ETAs, onde é feito o tratamento de água, a Sanecap coleta todos os dias a água para fazer as análises para garantir que a água distribuída seja de qualidade. O que acontece, de vez em quando, são casos esporádicos, como vocês estão vendo, é alguma interferência na rede, alguma gambiarra, coisa desse tipo, e isso acaba se infiltrando na rede, à exemplo da sujeira devido à chuva, ainda mais nessa época de chuva, onde a água pluvial de galerias realmente infiltra muito e acaba sujando as redes”, ponderou Ventura.

Em relação à demora do atendimento, Ribeiro observou que “tem que se tomar certo cuidado. Esse caso do condomínio Avenida da Serra não tem nenhuma ordem de serviço em aberto na Sanecap. Nós só ficamos sabendo, inclusive, por causa de vocês da imprensa, e a gente já foi lá e tomou as providências”. “Esse mês (março/2011) nós temos 19 ordens de serviços abertas referentes à qualidade da água”. “Todas já foram coletadas e verificadas”. A Sanecap responde rapidamente quando se diz respeito à qualidade da água, esclareceu.

Quanto aos investimentos informou que “na realidade nós estamos dividindo os investimentos da Sanecap hoje em dois, sendo R$ 15 milhões para a regularização dos sistemas das regiões Sul e Norte da capital e, mais R$ 15 milhões para investir na rede, cujo objetivo da Sanecap, em alguns casos específicos, é  melhorar essa distribuição de água em Cuiabá. Esses trabalhos estão previstos para iniciar no mês de maio/2011”, finalizou Ventura.