Notícias

/

03 de Janeiro de 2011 13h31

Diretor financeiro conhece estrutura física da base comunitária da PM na Lagoa Encantada

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

O diretor financeiro da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), doutor Frederico Campos, esteve na última quinta-feira (30-12) visitando a base móvel comunitária da Polícia Militar, que foi implantada dentro do parque da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do CPA III). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura física da unidade para melhorar a logística, bem como oferecer melhor adequação à equipe de profissionais que estão atuando no local.

Acompanharam Frederico Campos, a ex-presidente da Sanecap, professora Eliana Rondon (uma das idealizadoras do projeto), o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar – Companhia do CPA, tenente coronel Gley Alves Castro, e técnicos da Sanecap.

A base foi implantada na Lagoa na semana passada e está funcionando provisoriamente com a unidade móvel. No entanto, o projeto da estrutura fixa já está pronto e os recursos para a obra serão destinados pelo Governo do Estado. A previsão é que as instalações estejam prontas ainda este ano.

Frederico Campos ressalta que a Base da PM será importante para garantir maior segurança na realização dos trabalhos desenvolvidos na Lagoa, principalmente do laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas, que também está sendo construído dentro da lagoa e em breve vai funcionar como centro de pesquisas de profissionais e estudantes da área sanitarista e técnicos da Sanecap.

“Esse laboratório será muito importante para Cuiabá, pois vai funcionar como Centro de Estudo e controle ambiental para análise de água bruta, tratada e dos efluentes das lagoas, mas para a realização deste trabalho é importante que o local seja seguro e esteja bem protegido”, observa o diretor da Sanecap.

Na oportunidade, Frederico Campos também visitou as obras de construção do laboratório, que estão em fase final e devem ser inauguradas em fevereiro.

A implantação da Base Comunitária é uma parceria entre a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp), por meio do 3º Batalhão de Polícia Militar – Companhia do CPA. A iniciativa vai contar também com a parceria da universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Centro de Referência de reuso de Água (CRRA), que serão responsáveis pelos trabalhos sociais, como capacitação, cursos e inclusão digital, oferecidos à comunidade.


A base comunitária móvel, que é vinculada à Companhia do CPA, é composta de um veículo tipo VAN, adaptado com computador, data show e três policiais, sendo um fixo na base e dois para fazerem a ronda com moto. Já na base fixa o trabalho vai funcionar em conjunto com várias entidades que compõem a segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg). A base funciona todos os dias das 7h às 19h, e a comunidade pode solicitar os serviços pelo telefone 3646-2450.