Notícias

/

11 de Janeiro de 2011 08h35

Diretor da Sanecap fala de mudanças no atendimento ao público

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

“A Sanecap está trabalhando para fazer cumprir o Decreto 6.523, de 31 de julho de 2008, que regulamenta a lei 8.078, de 11/09/1990, e fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por telefone. A Central de Atendimento 115 vai se transformar em telefone 0800, gratuito,” disse Éverson Serra, diretor comercial, à equipe de jornalismo da TV Rondon, de Cuiabá, na última sexta-feira (7/11), no período vespertino.

A entrevista teve lugar na administração central, no bairro Carumbé, nesta capital. Serra explicou que a Sanecap está realizando mudanças nos procedimentos internos de atendimento ao público com o objetivo de melhor atender ao consumidor. “A Sanecap está passando por dificuldades, mas, estamos trabalhando para que o atendimento atinja os parâmetros normais”.

 “Existem equipes internas na companhia que vão analisar as solicitações, identificar se o consumidor tem ou não razão e, no máximo de 2 ou 3 dias dar a resposta final ao cliente. No caso do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), a Sanecap atende em até 15 dias. Ontem (8/11) recebi seis reclamações e, ontem mesmo, já dei as respostas. Então, as respostas sobre o atendimento estão sendo rápidas”. “Nós atendemos os clientes que procuram o escritório comercial, no centro da cidade, pessoalmente também, da mesma forma que atendemos o Procon”, ponderou Éverson Serra.   

Os consumidores podem procurar uma das cinco agências de atendimento na cidade para fazer as suas reclamações. Outra forma de atendimento é a agência virtual, bastando o cliente digitar www.sanecap.com.br ou também, pelo telefone 115. “Nesses atendimentos recebemos reclamações de falta de água, vazamentos, esgotos obstruídos, conta elevada, entre outros. A Sanecap abre uma Ordem de Serviço (OS) para acompanhar cada atendimento”, observou Serra.

“Os vazamentos internos visíveis ou não visíveis são de responsabilidade do consumidor. A responsabilidade da Sanecap só vai até o cavalete. O desperdício de água advindo de vazamentos não visíveis é de responsabilidade do cliente, a companhia não pode assumir isso. Muitas vezes a água que falta na casa do José é a água que perde na casa de Maria e, o consumidor tem que ficar atento às suas instalações hidráulicas sanitárias”.

“A Sanecap visita mensalmente os clientes e recebe informações do medidor que registra o consumo de cada imóvel”. Quando o leiturista detecta que o consumo foi elevado ele não entrega a conta na casa do cliente. Ele retorna à companhia, uma equipe confirma ou não a leitura visitando uma segunda vez. “Se confirmado o consumo elevado, a conta é entregue e junto, uma carta informando o fato. Daí para frente à responsabilidade é do consumidor, uma vez que, a Sanecap cobra pelo que está registrado no hidrômetro”, concluiu Serra.

Os Postos Comerciais da Sanecap estão localizados nos seguintes endereços:

 Centro de Cuiabá - Rua Pedro Celestino nº. 324, Fone – 3618-3721.

Bairro Coxipó - Rua Palmiro Pimenta (Rodovia Cuiabá – Santo Antônio do Leverger), Fone – 3313-3140.

Ganha Tempo - Rua Travessa Paes de Oliveira, próximo a Praça Ipiranga, Fone – 3313-3030.

Carumbé - Avenida Gonçalo Antunes de Barros, nº. 1.936, Fone – 3645-9799.

CPA II - Rua Pará nº. 930, Fone – 3313-3201.