Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /
02 de Março de 2011 10h00
Dilemário apresenta programas de qualificação ao ministro do Trabalho
Proposta foi apresentada a Carlos Luppi. Encontro foi intermediado pelo senador Taques
Com objetivo de pleitear verbas do governo federal, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Dilemário Alencar, apresentou na terça-feira (01/03), em audiência com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, o Programa Municipal de Educação Profissional, o Qualifica Cuiabá e o projeto de implantação do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT – Cuiabá). Alencar foi acompanhado do senador mato grossense Pedro Taques (PDT), que intermediou o encontro.
Na avaliação do secretário, a apresentação das propostas ao Ministério do Trabalho sinaliza que a gestão do prefeito Chico Galindo quer ter uma política permanente de qualificação profissional e de intermediação de mão-de-obra. “Com certeza as propostas que apresentamos ajudará a milhares de cuiabanos a conseguirem um emprego no mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificação por parte dos trabalhadores.
Outro ponto que Dilemário abordou foi o fato de Cuiabá estar passando por uma fase de franco desenvolvimento. "Nossa Capital é uma das cidades que mais crescem no país, principalmente com o advento da Copa de 2014, e para sustentar esse desenvolvimento é necessário um programa permanente de qualificação”, afirmou o secretário, que também agradeceu o senador Pedro Taques que desde o ínicio do seu mandato se dispôs a ajudar a SMTDE a viabilizar seus projetos juntos aos ministérios em Brasília.
O ministro Carlos Luppi elogiou a iniciativa da secretaria de Trabalho da Prefeitura de Cuiabá em procurar o ministério para apresentar suas propostas e determinou ao secretário nacional de Políticas Públicas de Emprego, Carlos Simi, o encaminhamento dos projetos, sinalizando que as propostas poderão receber investimentos do governo federal. “Recursos sempre existem para fomentar a qualificação de trabalhadores, entretanto, para ter acesso a esses recursos, é importante que as prefeituras apresentem bons projetos como esses da prefeitura de Cuiabá”, enfatizou Luppi. Ele disse também que o Ministério pretende destinar recursos para as cidades-sedes da Copa do Mundo, principalmente para qualificação nas áreas da construção civil, hotelaria e domínio de idiomas.
Para Pedro Taques, o projeto não visa apenas a Copa do Mundo que será realizada em Cuiabá, em 2014, mas sim a geração de emprego e renda para a população mato grossense. “O ministro acatou a ideia e garantiu que concentrará esforços para a concretização dos projetos”, explicou.
Ao final do encontro, o secretário Dilemário Alencar disse ao ministro que o prefeito Chico Galindo pediu que o convidasse para visitar Cuiabá por ocasião da inauguração do Centro de Apoio ao Trabalhador. "Diga ao prefeito Galindo que o convite está aceito, pois a proposta de criar o CAT vai contribuir muito para ajudar o trabalhador desempregado a conseguir um emprego no mercado de trabalho", disse Carlos Luppi.
O programa Qualifica Cuiabá terá como meta promover cursos de qualficação profissional com o objetivo de ajudar a melhorar o perfil de empregabilidade do trabalhador. Já o CAT será um espaço destinado a proporcionar orientação profissional e serviços na área do trabalho para a população cuiabana.
(Com informações: João Negrão, Assessoria senador Pedro Taques)