Educação / QUALIFICAÇÃO CONTINUADA
08 de Outubro de 2018 13h57
Dificuldades de aprendizagem são temas abordados em novo ciclo de formação
Prossegue nesta terça-feira (9), das 18h às 21h, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), o segundo encontro da formação continuada “Dificuldade de Aprendizagem – Análises, Reflexões e Ações Interventivas”. O encontro é direcionado aos professores dos 1º e 2º ciclos da alfabetização até o 6º ano e visa fortalecer a prática pedagógica, contribuindo para a formação integral das crianças.
Estão participando da formação 74 professores de 13 unidades escolares da rede pública municipal de Educação, das quatro regionais da Capital. A coordenadora de Organização Curricular da Diretoria de Ensino da SME, Ana Paula Gomes de Moraes, contou que a iniciativa teve origem no relato dos professores sobre as dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. “Após essa primeira etapa, vamos fazer uma avaliação e as adequações necessárias porque nossa expectativa é levar a formação a todos os profissionais da rede”, contou.
Com essa formação, a ideia é que os profissionais possam adquirir uma compreensão em relação às emoções das crianças e estudantes como um fator decisivo no processo de aquisição do conhecimento e se prepararem para a etapa de planejamento das ações e atividades pedagógicas, buscando mecanismos que possam promover avanços efetivos na aprendizagem.
A formação foi dividida em etapas. No dia 27 de setembro foram abordados os temas “Emoções e Sentimentos”. Nesta terça-feira, o tema será “As Dificuldades de Aprendizagem e o processo de aquisição da Leitura” e no dia 23 de outubro “As Dificuldades de Leitura e o desenvolvimento do raciocínio matemático”. O encerramento da formação será no dia 23 de novembro, o qual contará com um workshop para socialização das ações interventivas desenvolvidas em sala de aula e análise dos resultados obtidos.
A formação é uma ação Intersetorial e está sendo ministrada pela equipe de assessores pedagógicos da SME, da Coordenadoria de Organização Curricular, da equipe da Educação Especial, formada por psicólogo e fonoaudiólogos e pelo pedagogo da equipe do Ensino Fundamental.
“A formação é fundamental para que possamos esclarecer as causas recorrentes de comportamentos apresentados pelas crianças bem pequenas - de 1 a 7 meses até os 3 anos e 11 meses - e pelas crianças de 4 a 5 anos, de acordo com a nova definição adotada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a agressividade, a birra, intolerância a frustração, estresse emocional e situações conflitantes entre os pais”, explicou Ana Paula.
Serviço
Formação - Dificuldade de Aprendizagem – Análises, Reflexões e Ações Interventivas
Data: 09 e 23 de outubro, e encerramento no dia 23 de novembro
Hora: 18 às 21 horas
Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes