Saúde / COMBATE/MOSQUITO
21 de Novembro de 2016 09h47
Dia D de mobilização terá ações nas praças e ruas de Cuiabá
A Coordenação de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza no próximo dia 25 de novembro - Dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti -, uma série de ações visando mobilizar a população cuiabana.
Em todo o País, desde o dia 20 de novembro começou a circular nos meios de comunicação uma campanha de conscientização sensibilizando a sociedade quanto às ações de prevenção e combate ao mosquito. E o Dia Nacional de Mobilização, marcado para 25 de novembro, tem como foco dar maior visibilidade ao esforço integrado na luta contra o inseto, vetor de transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
“Em Cuiabá, a mobilização tem como objetivo diminuir a infestação do mosquito e, em consequência, da dengue, chikungunya e zika vírus reduzindo os casos dessas doenças nesse período de chuvas”, salientou a coordenadora da Vigilância de Zoonoses, Alessandra Carvalho.
A mobilização na capital terá como foco de atenção os locais que podem acumular água e aumentar a proliferação do mosquito, relembrando as formas de prevenção, controle e combate aos criadouros do Aedes aegypti.
“Faremos abordagens com entrega de panfletos aos motoristas em cruzamentos das vias públicas de maior fluxo de veículos, nos comércios do centro da capital e nos bairros, onde há concentração de pessoas a serem alertadas a respeito dos riscos das doenças e das formas de controle, combate e prevenção da dengue, febre do chikungunya e zika”, explicou Alessandra Carvalho.
Programação
Na última sexta-feira (18) foi realizada no bairro Santa Izabel uma ação Pré-dia “D” com a participação dos Agentes de Combate Endemias (ACE’s). Em conjunto com alunos e professores da EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros, eles fizeram uma passeata de conscientização.
No dia D (dia 25) a mobilização será na Praça Alencastro, no centro da cidade, e nas vias de maior movimento, das 8h às 10h.
Na Praça Alencastro será montada uma exposição dos equipamentos e produtos químicos utilizados no combate ao mosquito. Será montada ainda uma mesa expositiva com demonstração e esclarecimentos à população sobre o correto descarte do lixo para evitar a proliferação do mosquito, e outras informações.
Nesse dia, também pela manhã, os 280 ACE’s da Vigilância em Zoonoses estarão nos principais cruzamentos (semáforos) das vias públicas orientando a população, distribuindo folhetos educativos e prestando esclarecimentos.
A abordagem e panfletagem será feita das 8h às 10h, na Praça Alencastro, Praça 8 de Abril, Ginásio São Gonçalo, Rua 13 de Junho, relógio da Avenida Mato Grosso, Unic, Shopping Pantanal, Parque Estadual Mãe Bonifácia, Avenida Fernando Correa em frente à Trescinco e também a Mitsubishi, Avenida dos Trabalhadores – Pedregal e comércio do entorno, bairro Tijucal e comércio local, terminal de ônibus do bairro CPA I e comércio do entorno, comércio da Avenida Principal do Bairro Pedra 90 e comércio e órgãos públicos do Distrito da Guia.
No período da tarde, das 13h30 às 17h30, no Auditório do Centro de Controle de Zoonoses, acontecerá uma oficina para os 280 agentes que servirão de multiplicadores, sobre o tema “Atualização sobre o zika vírus no município de Cuiabá“, com palestra da enfermeira da Vigilância em Saúde, Dalila Barden.
“Queremos com essa mobilização relembrar a população que o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus é uma tarefa diária e de todos nós. Precisamos da ajuda de cada cidadão; cada um é responsável pelas ações de prevenção e combate aos criadouros do mosquito nas suas casas. Se houver a conscientização de todos, vamos ter sucesso”, afirmou Alessandra Carvalho.
Números
A mobilização e conscientização da população são fundamentais. Segundo dados divulgados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), na última quinta-feira (17), este ano já foram notificados no setor 1.692 casos de dengue e 46 de chikungunya.
O Boletim que traz informações sobre os dados acumulados de 2016 tem também informações relacionadas à 44ª Semana Epidemiológica, correspondente ao período de 06/10 a 12/11/2016.
Segundo o boletim, os bairros com maior número de notificações da dengue, chikungunya e zika, até o dia 16 de novembro foram, na Regional Norte, o bairro CPA IV com 39 casos de zika e 19 casos de dengue notificados no CIEVS.
Na Regional Sul, no Bairro Pedra 90, foram notificados 160 casos de dengue e 392 casos de zika enquanto que, na Regional Leste, o bairro com maior número de notificações de zika, 71 casos, é o Dom Aquino onde também foram notificados 57 casos de dengue e um de chikungunya.
Na Regional Oeste o Bairro Santa Izabel foi o que notificou maior número de casos de zika, 93, além de 77 de dengue e dois de chikungunya.