Notícias

Cultura, Esporte e Lazer / RELIGIOSIDADE

03 de Julho de 2023 09h41

Devotos expressam gratidão pelas graças alcançadas, durante procissão em homenagem ao glorioso São Benedito, no último domingo (02)

Carolina Miranda

Luiz Alves

Arquivo

As ruas e avenidas no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, ganharam um brilho especial no final da tarde do último domingo (02), durante a procissão em Ação de Graças ao glorioso São Benedito, que é testemunho de tantos milagres e que traz, além da religiosidade, a cultura e a ancestralidade de um povo. Fiéis e devotos, acompanhados de familiares, amigos ou até mesmo sozinhos, alguns com os pés descalços como sinal de testemunho de graças alcançadas, contribuíram para o sucesso dessa tradição tricentenária que reúne multidões em sinal de fé e devoção. A procissão marcou o encerramento das festividades realizadas desde a última quinta-feira (29).

Acompanhada do esposo, filha e netos, dona Eliana Firmino, emocionada e muito feliz, conta que, por mais um ano, ela cumpre a promessa feita a São Benedito há trinta e seis anos. "Todos os anos estou aqui, firme e cheia de esperança, pois sei que minha família e eu somos amparados por São Benedito. Há 36 anos, recebi uma graça com minha filha, que estava desenganada pelos médicos após contrair meningite. Desde então, com sua cura total, prometi e estou cumprindo participar do 'trido' e da procissão, como sinal de agradecimento", disse ela.

Dona Eliana comentou que recentemente recebeu outra graça. "Minha neta teve um grave problema de saúde e, mais uma vez, graças a São Benedito, ela está curada. Hoje ela completa cinco meses de vida. Estamos aqui, todos juntos, com as velas nas mãos e pés descalços, para agradecer e pedir que nosso santo nos proteja sempre e continue iluminando nossos caminhos. E Viva São Benedito", agradeceu.

Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebrações religiosas do Centro-Oeste. Durante os quatro dias, o evento reuniu centenas de pessoas por meio de missas, terços rezados, o tradicional chá com bolo, a procissão e a grande festa, com apresentações musicais e comidas típicas.

Em 2023, a Festa traz pela primeira vez como rei e rainha Paulo Fernando Campos Simões, que é festeiro desde 2017, sendo voluntário na cozinha, e dona Lurdinha, como é conhecida Maria de Lurdes de Oliveira Nigro. "Sempre participei das festividades como fiel, católica e devota. Este ano, tive a honra de ter sido escolhida como a Rainha da Festa de São Benedito. É uma tradição que acompanho desde criança. Minha mãe também já foi rainha. Com essa oportunidade, aprendi ainda mais sobre esse santo, protetor dos cozinheiros. Sempre nosso protetor e fiel escudeiro. O tema deste ano foi 'Partilhar o Pão', que representa a figura do nosso santo padroeiro", declarou a Rainha da Festa de 2023.

"Ele é o santo dos humildes e dos excluídos, que já realizou muitos milagres. Então, só tenho a agradecer por tantas bênçãos e proteção. Que São Benedito continue abençoando nossa cidade e que nossa cultura não morra. Além da festa religiosa, envolve também a cultura e a história de nosso povo cuiabano. Representar tudo isso, ainda que seja só por um ano, é uma honra muito grande. Que Deus abençoe!", acrescentou o Rei da Festa, Paulo Fernando Campos Simões.

Por mais um ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi parceira da tradicional Festa de São Benedito, que começa no final do mês de junho na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. "Como cuiabano da gema e prefeito da nossa querida e estimada Cidade Verde, trabalhamos mantendo viva essa tradição, que demonstra a fé e a religiosidade de nosso povo. Somos e sempre seremos parceiros. Trata-se de um ato de amor, que simboliza a identidade de nosso povo, alegre, otimista e altruísta", declarou Emanuel Pinheiro.

A festa de São Benedito é uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Mitra Arquidiocesana de Cuiabá, Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais Wilson Santos e Max Russi, via Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC/MT no segmento do Turismo, e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Contou com o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura Municipal de Cuiabá, além de outras empresas.

Tradição

A Festa de São Benedito em Cuiabá é tricentenária e surgiu com os excluídos negros, pobres e não alfabetizados, que não desfrutavam de nenhuma representatividade social. Com o passar do tempo, foram estabelecidas alianças e a festa passou a contar com a atuante participação da elite cuiabana, que assumiu, financeiramente, sua realização, trazendo os membros mais ilustres para desempenhar os papéis de reis, rainhas e demais festeiros. Os valores arrecadados são revertidos para ações sociais mantidas pela Paróquia.