Esporte e Lazer / RELIGIOSIDADE
03 de Julho de 2023 09h41
Devotos expressam gratidão pelas graças alcançadas, durante procissão em homenagem ao glorioso São Benedito, no último domingo (02)
As ruas e avenidas no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, ganharam um brilho especial no final da tarde do último domingo (02), durante a procissão em Ação de Graças ao glorioso São Benedito, que é testemunho de tantos milagres e que traz, além da religiosidade, a cultura e a ancestralidade de um povo. Fiéis e devotos, acompanhados de familiares, amigos ou até mesmo sozinhos, alguns com os pés descalços como sinal de testemunho de graças alcançadas, contribuíram para o sucesso dessa tradição tricentenária que reúne multidões em sinal de fé e devoção. A procissão marcou o encerramento das festividades realizadas desde a última quinta-feira (29).
Acompanhada do esposo, filha e netos, dona Eliana Firmino, emocionada e muito feliz, conta que, por mais um ano, ela cumpre a promessa feita a São Benedito há trinta e seis anos. "Todos os anos estou aqui, firme e cheia de esperança, pois sei que minha família e eu somos amparados por São Benedito. Há 36 anos, recebi uma graça com minha filha, que estava desenganada pelos médicos após contrair meningite. Desde então, com sua cura total, prometi e estou cumprindo participar do 'trido' e da procissão, como sinal de agradecimento", disse ela.
Dona Eliana comentou que recentemente recebeu outra graça. "Minha neta teve um grave problema de saúde e, mais uma vez, graças a São Benedito, ela está curada. Hoje ela completa cinco meses de vida. Estamos aqui, todos juntos, com as velas nas mãos e pés descalços, para agradecer e pedir que nosso santo nos proteja sempre e continue iluminando nossos caminhos. E Viva São Benedito", agradeceu.
Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebrações religiosas do Centro-Oeste. Durante os quatro dias, o evento reuniu centenas de pessoas por meio de missas, terços rezados, o tradicional chá com bolo, a procissão e a grande festa, com apresentações musicais e comidas típicas.
Em 2023, a Festa traz pela primeira vez como rei e rainha Paulo Fernando Campos Simões, que é festeiro desde 2017, sendo voluntário na cozinha, e dona Lurdinha, como é conhecida Maria de Lurdes de Oliveira Nigro. "Sempre participei das festividades como fiel, católica e devota. Este ano, tive a honra de ter sido escolhida como a Rainha da Festa de São Benedito. É uma tradição que acompanho desde criança. Minha mãe também já foi rainha. Com essa oportunidade, aprendi ainda mais sobre esse santo, protetor dos cozinheiros. Sempre nosso protetor e fiel escudeiro. O tema deste ano foi 'Partilhar o Pão', que representa a figura do nosso santo padroeiro", declarou a Rainha da Festa de 2023.
"Ele é o santo dos humildes e dos excluídos, que já realizou muitos milagres. Então, só tenho a agradecer por tantas bênçãos e proteção. Que São Benedito continue abençoando nossa cidade e que nossa cultura não morra. Além da festa religiosa, envolve também a cultura e a história de nosso povo cuiabano. Representar tudo isso, ainda que seja só por um ano, é uma honra muito grande. Que Deus abençoe!", acrescentou o Rei da Festa, Paulo Fernando Campos Simões.
Por mais um ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi parceira da tradicional Festa de São Benedito, que começa no final do mês de junho na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. "Como cuiabano da gema e prefeito da nossa querida e estimada Cidade Verde, trabalhamos mantendo viva essa tradição, que demonstra a fé e a religiosidade de nosso povo. Somos e sempre seremos parceiros. Trata-se de um ato de amor, que simboliza a identidade de nosso povo, alegre, otimista e altruísta", declarou Emanuel Pinheiro.
A festa de São Benedito é uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Mitra Arquidiocesana de Cuiabá, Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais Wilson Santos e Max Russi, via Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC/MT no segmento do Turismo, e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Contou com o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura Municipal de Cuiabá, além de outras empresas.
Tradição
A Festa de São Benedito em Cuiabá é tricentenária e surgiu com os excluídos negros, pobres e não alfabetizados, que não desfrutavam de nenhuma representatividade social. Com o passar do tempo, foram estabelecidas alianças e a festa passou a contar com a atuante participação da elite cuiabana, que assumiu, financeiramente, sua realização, trazendo os membros mais ilustres para desempenhar os papéis de reis, rainhas e demais festeiros. Os valores arrecadados são revertidos para ações sociais mantidas pela Paróquia.