/
29 de Abril de 2011 10h07
Desperdício e reuso da água são temas do Projeto Gotas de Sensibilização
Mil e sessenta e cinco crianças do 5º e 6º ano da Escola Municipal Jescelimo José Reiners, bairro Novo Horizonte, participaram na quinta-feira (28-04) do projeto Gotas de Sensibilização.Os alunos aprenderam mais sobre a conscientização e a importância de evitar o desperdício e reutilizar a água. A realização da tarde com foco em educação ambiental é da Associação de Lideranças Comunitárias (ASLC) da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).
As colaboradoras da companhia, Maria de Lurdes Silva Campos, Virgínia Moraes e Berleira Maria Alves apresentaram três vídeos educativos, “Carta escrita em 2070” que alerta para a necessidade de cuidar dos recursos hídricos nesta geração; turma da Clarinha, que retrata de forma didática e na linguagem infanto juvenil, todo o ciclo da água e ainda um vídeo sobre todo processo realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
Eles aprenderam lições de racionalização da água, por meio da apresentação de exemplos do cotidiano. Para se ter uma ideia, o gasto médio com a torneira aberta por 5 minutos de escovação dos dentes, é de 12 litros de água. Se o consumidor abrir e fechar o equipamento, o gasto cai para um litro.
A professora, Teresinha Fernandes adianta que os alunos farão uma atividade especial sobre a vídeo aula. “Eles terão que produzir um comentário sobre o uso consciente da água”.
Ádison da Silva, 11 anos, que cursa o 6º ano, acha importante replicar as informações aos familiares. “Vou chegar em casa e falar que temos que evitar gastar água à toa e que podemos, por exemplo, usar água do tanque de roupas para lavar a casa”, destacou.
Para Isis Santos, também de 11 anos, 6º ano, a sensação ao assistir a “Carta escrita em 2070” é de temor. “Fiquei com medo que meus filhos e netos fiquem sem água até para beber. Admito que hoje na hora de tomar banho, às vezes, eu vacilo e esqueço a torneira aberta. Agora vou procurar mudar os hábitos”.
A coordenadora escolar, Clara Maria Vergara, está animada para levar os estudantes para participar de uma nova atividade extra-escolar. “A partir deste encontro, as crianças conheceram os conceitos de economia de água. Queremos avançar e levá-los para visitar a ETA, para que eles visualizem toda a mão de obra utilizada no tratamento de água”.
De 20 a 28 de abril, o Projeto Gotas de Sensibilização atendeu quatro escolas e 2106 pessoas, entre alunos e professores do ensino fundamental de escolas municipais de Cuiabá. Nos dias 04 e 05 de maio, o projeto será realizado a partir das 8 h na Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, bairro Morada do Ouro.