Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Transformação

10 de Novembro de 2015 09h33

Desfile das Simininas foi realização de um sonho meu e delas, diz Virginia

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Mais de 940 meninas do Programa Siminina realizaram o sonho de desfilar em uma passarela nesta segunda-feira (09), no Cenarium Rural. Expectativa e ansiedade eram as marcas nos rostos delas, familiares e da primeira-dama de Cuiabá Virginia Mendes, idealizadora do projeto, nos momentos que antecederam o desfile.

“Estou realizando um sonho ao realizar o sonho destas meninas. Fico muito comovida quando vejo a expectativa no rostinho delas e a alegria com esta realização, ao mostrarmos que tudo é possível se elas se dedicarem e se esforçarem, é o melhor presente, que ao contrário do que pensam, são elas que nos dão”, disse Virginia.

O desfile faz parte do projeto “Oficina de Moda e Beleza”, que durante meses trabalhou a autoestima com aulas de boas maneiras, postura, desfile e maquiagem, conduzido pelo produtor de moda e estilo, Edson Guilherme, nas 17 unidades do programa.

Para o prefeito Mauro Mendes, as lições que as meninas receberam as acompanharão por toda a vida. “Elas desenvolveram valores de respeito e familiares, que vão transformá-las para sempre. Programas como este, que valorizam o ser humano, dão oportunidades e nossa prioridade é fazer com cresçam cada vez mais”, pontuou.

Em 2013, o Siminina atendia 198 meninas e recebeu um incremento de 375% em dois anos. Atualmente, são 946 crianças com idades entre 6 e 14 anos, das localidades de Chácara dos Pinheiros, Jardim Leblon, Jardim Araçá, 1º de Março, Altos da Boa Vista, Novo Colorado, Renascer, Dr. Fábio, Bela Vista, Pedra 90, Tijucal, Getúlio Vargas, CPA 3, Três Barras, Jardim Fortaleza, Jardim Vitória e Distrito da Guia.

Conforme o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, o projeto busca prevenir situações de risco e violação de direitos por meio de atividades desenvolvidas no contraturno escolar.

“Elas recebem reforço escolar, aulas de dança, teatro, palestras educativas com temas como saúde bucal, gravidez na adolescência, cidadania e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, que as auxiliam em tudo que precisam e os familiares também”, explicou José Rodrigues, lembrando que para o desfile, as meninas receberam roupas, sapatos novos e produção de cabelo e maquiagem.

Foram parceiras as lojas de cosméticos O Boticário, Solução Cosméticos e a marca Bioextratus.  Os profissionais de beleza foram capitaneados pela hair style Joana D’arc e o time do ‘Inspirando Sonhos’, que reuniu mais de 200 voluntários, do Senac, com 20 alunos do curso de cabeleireiro, do Cetem e do curso de estética do Univag, e mais dos salões de beleza  La Provence, Studio 278, Ampliato, Karina De Rosso, TAF's Hair, Diva Hair, Kátia Gusmão, Silça Salão, Jhenny Hair, Kate Liane, Vanuatu Cabeleireira, Cravo e Canela, Camarim Brasil, ONG Voluntários da Alegria, que colaboraram para a produção das crianças, compondo o ‘esquadrão da beleza’ do projeto.

A oficina contou ainda com o apoio da Famato (Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso), que cedeu o espaço do Cenarium Rural para a realização do desfile.

Compareceram ao evento os secretários municipais Kleber Lima (Governo e Comunicação), Pascoal Santullo Neto (Fazenda), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo), Paulo Borges Júnior (Habitação e Regularização Fundiária), Thiago França (Mobilidade Urbana), Eduardo Henrique de Souza (Ordem Pública), Guilherme Muller (Planejamento), Ary Soares Júnior (Saúde), Marcelo Bussiki (Controladoria-Geral), Jairo Rocha (Ouvidoria-Geral), os adjuntos César Vidotto (Assistência Social e Desenvolvimento Humano) e Zidiel Coutinho (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Benedito Libânio de Souza Neto.

 

Clique AQUI e confira a galeria de fotos