Educação / Cultura valorizada
06 de Abril de 2016 17h50
Definidos os vencedores do projeto Educando para a Cuiabania
A Escola Municipal Maria Eunice Duarte Barros, do bairro Santa Izabel, foi a vencedora do concurso de dança da segunda edição do projeto “Educando para a Cuiabania”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em comemoração ao aniversário de Cuiabá.
As Escolas Doutor Fábio Leite, Professor Onofre de Oliviera e Gracildes Melo Dantas conquistaram o segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.
O projeto Educando para a Cuiabania visa a realização de concursos de dança, desenho, poemas e culinária cuiabana, contemplando todos os alunos da rede municipal, incluindo os da educação de jovens e adultos.
Conforme explica a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o objetivo do projeto é a valorização da cultura regional, estimulando na comunidade escolar o conhecimento sobre a história local e a compreensão da cultura e identidade de seus habitantes. “Além de proporcionar aprendizado a esses alunos sobre o contexto histórico e cultural da nossa cidade, o projeto também propicia a integração entre a comunidade escolar”, disse a secretária.
O projeto propicia ainda conhecimento sobre as danças folclóricas cuiabanas, como o siriri e o rasqueado, dá subsídios aos alunos para a produção de poemas e desenhos e incentiva a pesquisa sobre a culinária e cultura cuiabana.
O concurso de dança foi realizado em duas etapas. Na primeira, as escolas concorreram por regional e foi escolhida uma unidade para disputar a final. Participaram do concurso de dança pelo menos 26 unidades educacionais.
Final do concurso de Culinária Cuiabana – o projeto Educando para a Cuiabania também definiu o vencedor do concurso de culinária cuiabana. A aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Antônia Josefa dos Santos, da escola municipal Antônia Tita Maciel, conquistou o primeiro lugar uma receita de pudim de mandioca com manga.
Aos 70 anos de idade, dona Antônia já está acostumada a receber elogios pelas suas receitas. O pudim de mandioca é apenas um dos variados pratos que ela prepara para vender para ajudar na renda da casa. “Essa receita eu mesma inventei e faço há muito tempo, mas quando resolvi participar do concurso nem imaginava que fosse ganhar um prêmio por isso”, disse dona Antônia, que ganhou uma TV de 40 polegadas.
O segundo lugar do concurso ficou com a aluna Rosalina Maria de Arruda, da escola Nossa Senhora Aparecida, que levou para casa um notebook. Ela conquistou os jurados com a pizza de peixe, uma receita que costuma fazer em casa durante as reuniões em família. “Essa é uma das minhas receitas que eles mais gostam e sempre pedem pra eu fazer, pois todos gostam muito de peixe”, disse Rosalina.
A aluna da Escola Jesus Criança, Maria Albertina de Carvalho, conquistou o terceiro lugar com a receita de costela com banana verde. Ela receberá como prêmio um smartphone.
Os jurados do concurso de culinária foram representados pela nutricionistas Ana Carolina da Cruz, Mariana Samiti e Sílvia Cristina Nogueira.
O resultado do concurso de poema e desenho será divulgado nesta quinta-feira (07).