Educação / Educando com a Copa
30 de Maio de 2014 15h41
Definidas as escolas que vão para a final do concurso de dança
O clima de Copa do Mundo tomou conta do auditório da Secretaria Municipal de Educação nesta quinta-feira (29), quando foi realizada a semifinal do concurso de dança, que integra o projeto Educando com a Copa.
As escolas Raimundo Pombo, Orlando Nigro, Alzira Valladares e Gracildes Melo, que se apresentaram com danças típicas dos países Coreia do Sul, Austrália, Japão e Coreia do Sul, respectivamente, foram as classificadas para a grande final, que ocorrerá no dia 5 de junho.
Pelo menos 19 escolas municipais de Cuiabá participaram do concurso. Os alunos apresentaram coreografias de danças folclóricas dos oito países que jogarão a primeira fase da copa do mundo na Arena Pantanal.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto “Educando com a Copa” é uma das ações de mobilização para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Para o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, sem dúvida nenhuma o legado da Copa do Mundo em Cuiabá será a oportunidade de aprendizado que os alunos terão. “Quando pensamos na realização desse projeto, a nossa intenção foi estimular nossas unidades de ensino a pesquisarem sobre os oito países que jogarão em Cuiabá. Com isso, os alunos têm maior integração com a história, geografia e conhecimentos gerais desses países, principalmente no que diz respeito aos aspectos culturais”.
Umas das escolas classificadas para a final, a Orlando Nigro, representou a Austrália com a dança Haka, típica do povo Maori. Segundo a professora de educação física, Daniele Vilela, um dos aspectos que contribuiu para a vitória do grupo foi a dedicação e empenho de toda a escola. “Foram vários dias de pesquisas e de ensaios exaustivos, mas tudo com muita dedicação, pois queríamos fazer uma bela apresentação”, disse a professora, agradecendo ao Instituto de Balé Voo Livre, que contribuiu com a coreografia apresentada pela escola.
Para a diretora da escola, Ednalúcia Maria do Nascimento, projetos desse tipo ajudam no aprendizado do aluno, além de contribuir para levantar a autoestima deles. “Foi muito gratificante participar. Este é um tipo de evento que deveria acontecer mais vezes”.