Notícias

Defesa Civil / COMBATE A INCÊNDIOS

06 de Fevereiro de 2025 17h15

Defesa Civil de Cuiabá elabora plano contra queimadas em parceria com Bombeiros

Adriana Assunção

Emanoele Daiane

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, elabora um plano de ação para prevenção e combate aos incêndios na capital, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). A iniciativa foi discutida em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (06).

Durante a discussão, o secretário da Defesa Civil de Cuiabá, Alessandro Borges Ferreira, destacou a necessidade do município se preparar para o período de estiagem, tanto de forma preventiva quanto reativa. Segundo ele, um planejamento eficaz contribui para a redução dos índices de queimadas.

“Essa reunião entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros tem como objetivo unir a gestão municipal e a execução operacional da corporação, com foco na prevenção. Vamos atuar nos bairros conscientizando a população. As queimadas representam um impacto significativo à saúde da população, aumentando a demanda por atendimentos nas unidades de pronto-atendimento”, afirmou o secretário.

A retomada da cooperação entre o município e o Estado no combate aos incêndios intensifica as ações, garantindo a qualidade de vida da população. A expectativa é entregar o plano municipal de preservação e combate às queimadas até o final de fevereiro.

O comandante do CRBM, tenente-coronel João Paulo Nunes de Queiroz, destacou que 2024 foi um ano crítico em relação aos incêndios, especialmente em Cuiabá. Na oportunidade, foram abordadas questões estruturais e operacionais tanto para a área urbana quanto para a zona rural da capital.

“A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal é essencial para reduzir as queimadas na capital. Juntos, desenvolveremos um projeto para intensificar o combate a esses incêndios, protegendo vidas, patrimônios e o meio ambiente”, afirmou o comandante.

Também participaram da reunião o comandante do 2° BBM, tenente-coronel Heitor Alves de Souza, a comandante do 1° BBM, tenente-coronel Pryscilla Jorge Machado de Souza, e a chefe da seção de operações do 1° BBM, tenente Yara Corrêa dos Santos.

#ParaCegoVer

A foto ilustra o secretário da Defesa Civil de Cuiabá, Alessandro Borges Ferreira, gesticulando com outras autoridades que compõem o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Abaixo tem uma galeria de fotos com todos reunidos.