Notícias

Saúde / MUTIRÃO

05 de Março de 2024 09h10

Das quatrocentos consultas agendadas no mutirão do Centro de Especialidades, cem pessoas deixaram de comparecer

ELIANA BESS

Davi Valle

Arquivo

Acelerar o atendimento das pessoas que aguardam por assistência médica é o foco da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio dos mutirões realizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM). No último sábado (2), conforme agendamento da Central de Regulação, foram programadas 400 consultas para Cuiabá e municípios do Estado, sendo 200 no CEM do bairro Bandeirantes e 200 no CEM do Coxipó. Aproximadamente 300 consultas foram realizadas, pois cerca de cem pacientes não compareceram. Além das consultas, os exames solicitados são registrados no sistema de regulação para futura realização. O próximo mutirão está agendado para o dia 23 deste mês.

"A intenção desta ação é reduzir a fila por consultas especializadas. As consultas de retorno dos pacientes também ocorrem nestes dias, eliminando a necessidade de agendamentos pela Central de Regulação", explicou Ângela Maria de Assunção, coordenadora do CEM.

A estratégia visa diminuir a fila, considerada significativa e histórica. "Já alcançamos avanços na fila das cirurgias eletivas e estamos trabalhando na depuração da fila de consultas. O call center da Central de Regulação de Cuiabá entra em contato e realiza os agendamentos", esclareceu o secretário-adjunto de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Oscarlino Alves de Arruda Júnior.

Adriana Pascoal da Costa, 39, moradora de Cáceres, esperava uma consulta com um neurologista há quatro anos. "Faz tempo que ela busca tratamento, mas a espera é desafiadora. Na Secretaria do nosso município, já extraviaram o protocolo e tivemos que refazer. Graças a Deus, agora com o mutirão, ela foi atendida e deve retornar em setembro", disse Eronita de Lara Cachuí, amiga que a acompanhava.

Vânia Auxiliadora Soares, 56, de Cuiabá, também esperava uma consulta com um neurologista. No entanto, o agendamento foi feito para um urologista. A situação foi corrigida, e ela conseguiu o atendimento. "Não era com um urologista, ainda bem que o profissional médico entendeu e não perdi a vez", comentou ela.

Para a próxima edição, conforme anunciado pelo secretário Oscarlino, o Pascoal Ramos será ampliado. O local previsto é o Centro de Especialidade de Reabilitação (UDR Unidade Descentralizada de Reabilitação), que possui uma equipe especializada para abrigar um Centro de Especialidades Médicas. "Vamos ter em breve o CEM no Pascoal Ramos, o que ajudará a reduzir a demanda e a atender bem a população", adiantou Oscarlino.

Vale ressaltar que existem cadastros desatualizados que dificultam a localização do paciente, principalmente devido à troca do número de telefone, o principal meio de comunicação para avisos sobre o agendamento da consulta.

A solicitação para procurar um especialista é feita na Unidade Básica de Saúde, que está aberta para atendimentos. No CEM, o atendimento é feito mediante solicitação da Unidade de Saúde, que encaminha para agendamento.