Cultura, Esporte e Lazer / Cultura
16 de Junho de 2014 10h16
Dança dos Mascarados e José Medeiros atraem público na Arena Cultural
Um dos pilares da cultura de Mato Grosso, a Dança dos Mascarados de Poconé, região do Pantanal, foi alvo das lentes do renomado fotógrafo José Medeiros, neste último domingo (15), na Arena Cultural, evento organizado pela Prefeitura de Cuiabá, para levar as raízes da verdadeira cultura mato-grossense à população cuiabana e aos turistas que vierem para a Copa do Mundo Fifa 2014.
José Medeiros é cuiabano de coração e conhecido nacionalmente por seu trabalho de observação e registro da vida do homem pantaneiro. Há mais de dez anos ele registra os hábitos dos moradores dessa região, e entre eles o grupo formado por cerca de 100 homens, que nos campos do Poconé realizam a Dança dos Mascarados. Medeiros explica que o grupo é uma das manifestações culturais mais antigas da região.
“No Pantanal temos figuras históricas e que carregam quase sozinhos os velhos hábitos daquele Pantanal de séculos atrás. Muitas pessoas fotografam o Pantanal, mas enquanto meio ambiente, por ser uma área realmente de valor ímpar. Eu, por vocação, fotografo pessoas, seus sentimentos. E o homem pantaneiro representa de forma ímpar a rotina de um Mato Grosso que quase não vemos mais”, disse.
O coordenador do grupo, José Benedito da Silva, explica que a dança criada há 200 anos é inspirada em ritos indígenas da tribo Beri-Poconé, além das manifestações religiosas dos próprios poconeanos. Os membros são todos homens, que mascarados celebram a vida do Pantanal.
“Os indígenas daquela área realizavam ritos religiosos e convidavam os moradores de Poconé para participar da celebração. E assim começou a ser criada a Dança dos Mascarados, que só aceita homens, por ser uma dança muito pesada, na qual todos os membros usam máscaras que escondem suas identidades da platéia”, explicou.
Os Mascarados de Poconé podem ser conferidos nas fotografias de José Medeiros, expostas na Arena Cultural até o dia 21 de junho deste mês. Além disso, outras figuras emblemáticas da cultura mato-grossense também podem ser conferidas no local. Nesta terça-feira (16), Medeiros realiza também o pré-lançamento de seu livro “O Pantanal de José Medeiros”, no espaço cultural da Arena Cultural, a partir das 20h30.
Arena Cultural
A Arena Cultural está localizada no Memorial João Paulo II, na Morada do Ouro, e funcionará até dia 24 de junho, com várias apresentações culturais, exposições, intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, teatro, dança, shows de bandas regionais, mostra audiovisual, feira de artesanato, espetáculos indígenas, contação de história e literatura.
A estrutura montada pela Prefeitura de Cuiabá também possui estacionamento, palco principal, palco Arena, praça de alimentação com 14 restaurantes e mostra de pratos da culinária típica dos oito países que vão disputar os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, banheiros, postos de saúde e pronto-atendimento, segurança pública e privada. O horário de funcionamento é das 19h às 2h da manhã.
Para facilitar o acesso do público ao Memorial, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano disponibilizou quatro linhas especiais de ônibus, são elas: 311, 315, 360 e 314, além de linhas direto da Arena Pantanal para o local. A entrada é gratuita.