Notícias

Saúde / CONCURSADOS

02 de Setembro de 2024 12h00

Curso de formação para Agentes Comunitários e de Endemias marca início das atividades em Cuiabá

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio do Núcleo de Educação Permanente, está promovendo durante toda a semana o Curso Introdutório para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) recentemente aprovados no seletivo público deste ano. A capacitação é fundamental para que os novos servidores iniciem suas atividades.

Conforme Gabriel, responsável técnico do setor, o curso é obrigatório e terá uma carga horária de 40 horas. “Por meio de uma equipe técnica formada por diversos setores da SMS, desenvolvemos este curso introdutório com o objetivo de construir uma proposta pedagógica que atendesse às nossas necessidades, abordando a realidade do nosso território e as especificidades do município de Cuiabá. Além das aulas teóricas, os servidores terão a oportunidade de desenvolver atividades práticas”, explica Gabriel.

Gabriel acrescenta que, logo após o encerramento do curso, os 120 novos servidores começarão a exercer suas funções imediatamente.

O Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá, Deiver Alessandro Teixeira, prestigiou o evento e iniciou seu discurso dando as boas-vindas aos novos servidores. “Sejam todos bem-vindos a uma gestão que nunca atrasou salários e que realmente investe no servidor público. Ao longo desses sete anos, sempre trabalhamos para efetivar carreiras. Vocês são o elo principal entre os gestores e a sociedade, e por isso o prefeito Emanuel Pinheiro fez questão da realização deste concurso para promover a cobertura da atenção básica em quase 90% da população cuiabana, garantindo o acesso à saúde básica nas regiões mais afastadas”, afirmou o gestor.

O Secretário Adjunto de Atenção Primária, José Ricardo de Santana Amorim, também compôs a mesa diretória e destacou a importância do curso para a integração dos agentes na rede. “O curso introdutório é uma forma de mostrar aos novos servidores, de forma teórica, as práticas que eles irão desenvolver em suas respectivas funções, como fazer visitas domiciliares, preencher fichas, encaminhar pacientes a unidades de saúde e realizar outros procedimentos”, explicou Zé Ricardo.

A capacitação acontece de 2 a 6 de setembro, no auditório da Universidade de Cuiabá (UNIC), das 8h às 18h. Cada servidor receberá um certificado de 40 horas de participação no curso, que é obrigatório para o início das suas funções.