Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SOCIALIZAÇÃO

20 de Maio de 2024 09h11

Curso de Crochê ofertado pela Prefeitura de Cuiabá transforma a vida de idosas; Primeira-dama Márcia Pinheiro destaca cuidados com a população

CAROLINA MIRANDA

Emanoele Daiane

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, oferta a oficina de crochê para o grupo "Crocheteiras mãos de fadas" no Centro de Convivência para Idosos (CCI) Aidee Pereira, como parte das atividades socioeducativas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na unidade, quinze idosas participam da atividade duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras.

Além de ensinar novas técnicas e promover a troca de experiências, a oficina tem reflexo positivo na vida e na saúde das participantes. Por exemplo Dona Regina, de 63 anos, que encontrou no crochê uma forma de lidar com a depressão. Ela compartilhou: "Comecei recentemente e já percebo a diferença em minha vida. Eu costumava trabalhar como agente de limpeza, mas tive que me afastar devido a um acidente. A falta do trabalho estava afetando minha saúde. Foi quando uma amiga me convidou para participar do CCI. Venho duas vezes por semana e tem sido perfeito para mim".

Dona Gilda da Silva Coelho, de 65 anos, também fez questão de compartilhar sua experiência “Aqui é tudo de bom. É onde conversamos, contamos histórias e damos risadas. É como se fosse nossa casa. Venho aqui todos os dias, exceto agora que estou em recuperação de uma cirurgia. Conhecemos pessoas, trocamos ideias e praticamos crochê. Sou muito grata por ter essa rica oportunidade. Saio daqui com a mente e o coração tranquilo”, comentou ela.

Eugênia Bernardo Oliveira Ruda, de 77 anos, destacou como a atividade transformou sua vida: "Aprendi um pouco de crochê com minha avó, mas depois acabei abandonando. Retomei aqui no Serviço e desde que comecei, minha depressão desapareceu. Estava desanimada, sem vontade de viver, mas agora encontro alegria nas amizades que fiz aqui”, afirmou.

Além de promover a interação entre as idosas, a oficina de crochê atua como uma “terapia”. Douglas Vinícius Silva, técnico do SCFV, explica que o curso estimula a socialização e o convívio entre elas. “Muitas já tinham conhecimento da técnica, e aquelas que não tinham, aprenderam com as demais. Conseguimos criar laços que vão além do crochê, com participantes que se reúnem até fora do CCI. E é essa a nossa proposta de trabalho pois, a maioria delas conviviam com a solidão, o que acarretava em muitos problemas, principalmente com a saúde, afiançou Douglas.

A oficina de crochê ocorre das 14h às 16h, entretanto, muitas idosas chegam antes para interagir. "Essa atividade não proporciona apenas um aprendizado manual, mas traz diversos benefícios para a saúde e o bem-estar na terceira idade, proporcionando o desenvolvimento da autoestima, da agilidade das mãos, estimulando a criatividade, combatendo o estresse, ansiedade, além de promover a saúde mental das participantes”. ressaltou a gerente do SCFV, Jenail Luciana de Almeida.

Desde o primeiro ano de mandato em 2017, a gestão Emanuel Pinheiro tem implementado políticas efetivas para oferecer um serviço de excelência à população idosa de Cuiabá. Todo atendimento e suporte necessários a esse público estão disponíveis nas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) da Prefeitura de Cuiabá. “Assim como oferecemos uma atenção diferenciada à população em situação de rua, os idosos contam com todo apoio coordenado pela Secretaria de Assistência Social. É um trabalho que vem sendo feito e fortalecido desde o início. A melhoria da qualidade de vida da população idosa é ponto focal da gestão”, declarou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

O município de Cuiabá conta com quatro unidades voltadas ao atendimento da pessoa idosa. Os Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s) Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira, os idosos contam com uma vasta programação que garante melhor qualidade de vida. Além disso, os Centros de Convivência são pontos de referência para auxílio em relação aos benefícios garantidos. Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência possui 1.360 idosos cadastrados.

As atividades ofertadas aos idosos nas unidades de atendimento são: hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficina de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais, passeios culturais, entre outros. A Secretaria também estabeleceu parcerias com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Fazenda e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para promover o diálogo e a integração, visando desenvolver atividades em conjunto.

“Dentre as metas propostas pela gestão Emanuel Pinheiro está a promoção do suporte necessário aos idosos assistidos pelo município, pois é um público que precisa e merece ter uma atenção especial. Cabe a nós trabalharmos para oferecer todo atendimento com excelência”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.