/
04 de Agosto de 2010 13h35
Curso básico de encanador para mulheres da Sanecap é ministrado no CPA IV
Para muita gente serviços como trocar a torneira da pia ou regular a caixa de descarga do banheiro devem ser feitos por um homem ou um profissional especializado. Mas para algumas mulheres do bairro CPA IV essa teoria não será mais levada em consideração a partir de agora. Isso porque elas participaram do curso básico de encanador para mulheres oferecido nesta terça-feira (03-08) pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) no Centro Comunitário daquele bairro.
A iniciativa faz parte do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA) patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, tendo como parceiros a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP) e a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e amigos da lagoa.
O curso, ministrado pelo engenheiro da Sanecap Carlos Alberto Simões, ofereceu noções básicas de serviços de encanamento, como pequenos reparos da parte hidráulica, e que podem ser utilizados no dia a dia pela dona de casa.
As mulheres aprenderam a resolver problemas como vazamentos na caixa de descarga do vaso sanitário, trocar e consertar vazamentos da torneira de pia e chuveiro e, ainda, verificar vazamentos nos encanamentos internos e externos.
Segundo Carlos Alberto Simões antes de aprender a fazer os reparos é preciso conhecer as principais peças usadas em serviços hidráulicos. Por isso, foram apresentadas às mulheres algumas peças como niple com rosca, joelho, luva de correr e de redução, tê de redução e com rosca, união com rosca, entre outras peças.
Depois de escutarem atentas à explicação do professor, as mulheres garantiram que vão praticar em casa o que aprenderam no curso. “Não tinha nem idéia de como funciona um encanamento. Em casa era só meu marido que fazia esses reparos. Quando ele não estava contratava um encanador. Agora acredito que já consigo fazer alguns desses serviços”, disse a dona de casa Marilene de Souza Correa.
Quem também ficou satisfeita com o curso foi a dona de casa Reginete Macedo. Segundo ela, já entendia alguma coisa de pequenos reparos na parte hidráulica, mas quis fazer o curso para identificar melhor as peças e tirar algumas dúvidas. “É sempre bom participar desses cursos porque aprendemos coisas novas que ainda não conhecíamos”.
A equipe da Assessoria de Lideranças Comunitárias da Sanecap ajudou a coordenar o curso e já deixou agendado com a comunidade para o dia 12 de agosto às 14h o curso de sabão ecológico.