Cultura, Esporte e Lazer / MISC
17 de Janeiro de 2022 16h01
Cultura inicia 2022 com oficina de Teoria Musical
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá iniciou o ano de 2022 com curso complementar de Teoria Musical para os alunos de flauta e violão do projeto Misc Sonoro de 2021.
A oficina foi realizada agora em janeiro, na modalidade online, pelas plataformas zoom e meet. Foram três aulas de uma hora cada para duas turmas diferentes, iniciante e intermediário.
Conforme a coordenadora pedagógica e professora do projeto Misc Sonoro, Josi Crispim, “a ideia da oficina de teoria musical na modalidade on-line tem o objetivo de complementar todo o conteúdo prático que os alunos tiveram em 2021 e também pra sinalizar a continuidade do projeto".
Vale lembrar que na cerimônia de encerramento da oficina em 2021, o secretário de Cultura, Aluísio Leite, se comprometeu a dar continuidade e ampliar o projeto Misc Sonoro em 2022.
Neste sentido a coordenadora pedagógica do projeto comenta que em 2022 o projeto terá duas novidades, além de aulas de teoria musical na modalidade online visando as pessoas que têm dificuldade com o deslocamento, terá uma turma para crianças com necessidades especiais. “Crianças da rede pública municipal de ensino terão prioridade para ocupar as vagas”, comentou.
Para o papiloscopista Pablo Garcia o curso complementar de teoria realizado pela Internet valeu cada minuto investido. “A professora Josi demonstrou conhecimento até da parte matemática e física do som. Ela tem um vasto conhecimento acumulado em 20 anos de carreira na área e independente do nível do aluno a gente sempre aprende bastante com ela. E a didática dela é muito boa, ela consegue transmitir conhecimento tanto pra mim que já tenho uma base teórica quanto pra Karine que não tem tanta base teórica, observou.
A advogada Karine Botelho também aprovou a novidade. “A aula online foi um complemento que a professora Josi Crispim nos concedeu para aprofundar conhecimento teórico sobre o violão e foi muito gratificante pra gente, aprendemos a fazer leitura rítmica e melódica da partitura e um pouco sobre história da música, foi maravilhoso e espero que o curso permaneça em 2022”, afirmou.
A microempreendedora Elenair Pinho, aluna de violão, também gostou de começar o ano com as aulas extras. “Eu gostei muito e aprendi. Todas as aulas teóricas deveriam ser online. Para se ganhar tempo nas práticas. Espero que haja outras vezes”, avaliou.
O estudante de flauta, Luigi Colognesi Bianco, 10, também aprovou a iniciativa. “Eu aprendi sobre harmonia, melodia e ritmo. Gostei muito da teoria e gosto mais ainda da prática! Não vejo a hora de retornar às aulas presenciais de música”, afirmou.
A professora aconselhou os adultos, mas principalmente as crianças a continuar com os treinos mesmo durante as férias escolares. “Eles já estão num nível que não podem parar pra não esquecer o que aprenderam. Então treinem pelo menos 2 vezes por semana, como nas aulas presenciais”, aconselhou.