Notícias

/ ENTREVISTA

28 de Dezembro de 2017 16h29

Cultura, Esporte e Turismo

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

Francisco Antonio Vuolo nascido em Cuiabá no dia 22/10/1966. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas. Casado, pai de dois filhos é funcionário efetivo do TCE - Tribunal de Contas de Mato Grosso, na função de Técnico Instrutivo e de Controle Externo, com especialização em Gerenciamento de Cidades, Administração Pública e Gestão Governamental. Coordenador do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, que defende investimentos no avanço do modal ferroviário em Mato Grosso, uma luta iniciada pelo meu pai, o saudoso Ex-Senador Vicente Emílio Vuolo. Funções públicas de Assessor de Turismo, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e Secretário de Cultura de Cuiabá. Vereador eleito por dois mandatos consecutivos pela capital de Mato Grosso e Secretário de Estado de Logística Intermodal de Transportes. Hoje atua como Secretário de Cultura, Esporte e Turismo da gestão Emanuel Pinheiro. 

 

1-     Qual foi o maior desafio neste primeiro ano à frente da secretaria?

Resposta: Buscar as ações de forma integrada entre as áreas da Cultura, Esporte e Turismo respeitando as particularidades de cada uma. Acredito ter ser um dos maiores desafios nesta importante pasta da gestão humanizada do Prefeito Emanuel Pinheiro. Para que isso aconteça torna-se necessário uma excelente sintonia da equipe e, principalmente, um planejamento bem elaborado onde as políticas públicas de cada setor respeitem a transversalidade das áreas.

 

Como será possível ampliar os serviços da prefeitura em 2018?

Resposta: Para incrementar as atividades da pasta em 2018, buscaremos cada vez mais atuar em ações integradas com os diversos setores organizados sendo eles; a iniciativa privada (parcerias), governos do estado e federal, além do terceiro setor que muito vem contribuindo com a sociedade. Como exemplo, podemos citar o “Projeto Viva o Feriado em Cuiabá” que aumentou em cerca de 30% a movimentação na cadeia produtiva do turismo durante os finais de semanas prolongados e garantiu a geração de novas oportunidades de trabalho e fortalecimento do setor cultural.

 

3-     Qual o programa ou projeto o senhor destaca com melhor aceitação diante da população cuiabana?   

Resposta: O Projeto Bom de Bola, Bom de Escola é uma referência na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro. Após 12 anos paralisado, o projeto é resgatado pelo nosso prefeito e foi implantado em 2017, com um núcleo piloto na região do Dom Aquino e, em parceria com a SME, SMS e SMDASH, conseguimos atender aproximadamente 400 alunos da rede pública de ensino com atividades esportivas, melhoria no rendimento escolar, acompanhamento médico e das famílias com o propósito importante que é a boa formação do cidadão. Dentre as diversas ações realizadas pela secretaria neste ano, essa merece um destaque especial.

 

 

As parcerias devem ser ampliadas e de que forma para o próximo ano?

Resposta: Estamos concluindo 2017 com um planejamento montado pensado o próximo ano. As parcerias são imprescindíveis para alcançarmos melhores e maiores resultados. Durante este ano, aproximamos do setor produtivo e também de entidades que atuam junto aos segmentos atinentes a esta pasta. Por meio das Leis de Incentivo, Lei Rouanet, PPP’s e outros instrumentos que nos permitam parcerias. Esperamos realizar novas atividades para 2018 e assim, ampliar a cultura da criatividade e inovação na busca da realização dos objetivos planejados.  

 

O senhor acredita que com as novas ferramentas de comunicação, o cidadão tem procurado mais os seus direitos e com isso tem contribuído para melhorar na prestação de serviços?

Resposta: Para nossa pasta, as novas ferramentas de comunicação cumprem além do papel de instrumento de divulgação e orientação, mas também agem na integração e aproximação da sociedade com o setor público e servem para garantir maior eficiência das ações realizadas. Por isso, para 2018 pretendemos incrementar ainda mais esses instrumentos pois a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro está sempre pautada em primeiro lugar, na melhoria da qualidade do serviço onde o cidadão deva ser colocado como artista principal.

 

As pastas possuem fundos ou arrecadação? Se sim, como tem sido aplicado esses recursos? E como a população tem recebido o retorno desses investimentos?

Resposta: - A SMCET não possui ouvidoria.

 

É possível levantar qual o número de atendimentos realizados pelas secretarias?

Resposta: A SMCET alcançou todas as metas previstas no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), em 2017. Nesse Programa realizado graças à parceria da PMC e TCE, os números e prazos realizados no setor da cultura, esporte e turismo alcançaram plenamente o objetivo final. Destacamos no setor do turismo, o aumento significativo de 90% no período entre 2016 e 2017, do número de visitantes atendidos em Cuiabá. Com isso, tivemos maior incremento da economia contribuindo para que neste ano nossa capital subisse para o 12º lugar no ranking das cidades do País com melhores condições para receber turismo de negócios, conforme a lista elaborada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). 

 

 

Caso sua secretaria tenha Ouvidoria, como tem sido o atendimento pela Ouvidoria, e qual o índice de resolutividade?

Resposta: Não temos ouvidoria

 

 

Vamos fazer um levantamento de ações realizadas internamente, principalmente na qualidade de vida do servidor? E quais foram?

Resposta: A SMCET tem buscado trabalhar a integração e motivação dos servidores da pasta. Foram realizadas várias atividades de confraternização como, aniversário do mês, jogos dos servidores municipais, natal com amigo oculto, dentre outras ações com o objetivo de valorizar todos os nossos colaboradores. Além disso, para garantir melhores condições de trabalho implantamos uma unidade específica de recepção e protocolo na secretaria, concluímos a parte física para recebermos reuniões dos conselhos em nossa sede ao final do ano, elaboramos um projeto para redefinição de todo layout da secretaria para ser executado em 2018. Para o próximo ano, planejamos em parceria com algumas entidades, cursos de capacitação para servidores e conselheiros municipais.

 

10-  Quais as suas expectativas para o próximo ano? O que pretende implantar dentro da pasta?

 

Resposta: Cuiabá completará 300 anos em 2019, nosso foco está na efetivação do planejamento para 2018 já pensando no ano em que a “Cidade Verde” completará seu tricentenário. Ainda em Janeiro iremos apresentar o calendário Turístico/Cultural e toda programação esportiva e de lazer que será realizada pela SMCET. Os Projetos e Programas de 2017 foram avaliados e todos aqueles que alcançaram os resultados satisfatórios serão potencializados. Mas, dois focos não iremos perder em nossas atividades/; - Trabalhar para desenvolver ações que visem fazer com que a nossa cidade vire de frente para o Rio Cuiabá; - Levar ações para os bairros da cidade garantindo uma participação maior da sociedade nos eventos sejam eles esportivos, culturais ou turístico. Aproximar do cidadão é a determinação do Prefeito Emanuel Pinheiro e isso faremos com atividades que valorizem aqueles escolheram esta cidade para viver. Afinal, são 300 anos de história e tradição.