Saúde / AVANÇO NA VACINAÇÃO
14 de Maio de 2021 06h35
Cuiabá ultrapassa ao marco de mais de 156 mil doses de vacinas aplicadas
Cuiabá atingiu nesta semana o marco de mais de 150 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas desde o começo da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, no dia 20 de janeiro, que ocorre no Centro de Eventos do Pantanal. Os dados foram divulgados por meio do vacinômetro, disponível no site vacina.cuiaba.mt.gov.br.
No total foram aplicadas 156.653, deste total, 109.473 foram usadas como 1ª dose e 47.180 como 2ª dose, que serviu para imunizar os idosos com 60 anos e mais, profissionais das forças de segurança, segunda dose dos trabalhadores da saúde, e pessoas em vulnerabilidade, bem como as gestantes e puérperas com comorbidades, adultos com Síndrome de Down e pessoas de 45 a 59 anos com comorbidades.
O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou o alcance do marco, bem como o ritmo de vacinação que a Capital está tendo, após a ampliação dos polos de imunização, bem como o avanço nos grupos prioritários abertos para receberem a aplicação da vacina contra o vírus.
“Temos trabalhado incansavelmente para conseguir grandes resultados para a população, que tem aguardado ansiosa por essa vacina. Mesmo enfrentado dificuldades conseguimos chegar a este marco de 156 mil doses, com Cuiabá sendo uma das cidades brasileiras que não parou com a aplicação da 1ª e 2ª dose dos grupos prioritários. No entanto, reforço que mesmo diante a todo o avanço que damos, para que a população continue mantendo as medidas de Biossegurança, usando máscaras de proteção facial, fazendo o uso de álcool em gel e mantendo o distanciamento social, sem aglomerações”, disse.
Na quinta-feira (13) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu o cadastro para pessoas com idades entre 40 e 44 anos com comorbidades. O agendamento desse novo grupo será feito mediante o término da vacinação dos grupos que já estão sendo vacinados e com a chegada de novas remessas de imunizantes que forem disponibilizados para a Capital.
Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual, que deverá ser consultada regularmente para saber quando será o dia agendado para tomarem a vacina.
Lembrando que neste momento, estão sendo vacinados os idosos com 60 anos e mais, forças de segurança, segunda dose dos trabalhadores da saúde, e pessoas em vulnerabilidade, bem como as gestantes e puérperas com comorbidades, adultos com Síndrome de Down e pessoas de 45 a 59 anos com comorbidades.
Atualmente Cuiabá dispõe de cinco polos de vacinação contra o vírus: no Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário, Sesi Papa, UFMT, na Assembleia Legislativa e no Senai Porto.
ATENÇÃO: As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos contemplados (40 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos com comorbidades, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 45 anos) devem entrar no site da vacinação no período noturno e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível. No dia da vacinação a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso OU a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.