Notícias

/

18 de Novembro de 2010 10h00

"Cuiabá tem um museu vivo do abastecimento de água"

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O presidente da Sanecap, Antônio Carlos Ventura Ribeiro, afirmou ontem (17-11) que o trabalho de reestruturação da Sanecap, em fase contínua, abrangeu uma série de espaços importantes no centro da cidade, alguns com conotação histórica, a exemplo do Morro da Caixa D'água Velha e o Memorial da Água. "Preservar a história da água foi outra iniciativa preciosa. O morro abandonado da antiga caixa d'água - lugar que há poucos anos servia de acúmulo de lixo em plena área central - é um núcleo histórico valoroso. Tanto que foi resgatado e se transformou em um centro turísti co, de visitação em massa".

Já o Memorial da Água, aponta, que abriga as ETA(s) I e II, tem sido igualmente utilizado pela ala acadêmica para eventos diversos. "As escolas municipais e estaduais de Cuiabá, Várzea Grande e outras cidades sempre organizam visitas ao Memorial para que seus alunos conheçam um pouco da história da água na Capital. Seu confortável auditório permite que a Sanecap realize ali palestras e oficinas voltadas à melhoria do trabalho no sistema de saneamento. É, em resumo, um museu vivo da Capital".

Antônio Carlos reconhece que há muito ainda para se fazer, principalmente no tocante à finalização das adutoras para abastecer potencialmente as regiões Sul e Norte de Cuiabá. "A universalização do abastecimento de água é um sonho geral de todos, não apenas do prefeito Chico Galindo e da diretoria da Sanecap. Vamos chegar lá, com certeza, pois os passos principais rumo a um saneamento de qualidade, nos mesmos moldes dos grandes centros do País, já foram empreendidos. Mas é preciso também mencionar que outros espaços foram reformados e têm sido trabalhados diuturnamente pela Sanecap".

A própria sede, no Carumbé, aponta o dirigente da Sanecap, passou por melhorias físicas e técnicas, a fim de comportar funcionários e setores antes acomodados em imóveis espalhados na Capital. "A Sanecap melhorou muito, sim, instituindo concurso público e agilizando a forma de atendimento ao cidadão. O advento da ETA do Tijucal e a revitalização da Lagoa Encantada - também local de pesquisas estudantis - são iniciativas igualmente importantes no contexto operacional do saneamento moderno que objetivamos".

Juntos, o PAC I e o PAC II, na sua concepção, podem atingir a marca de 75% de esgoto tratado e coletado na Capital nos próximos anos. "Isto significa mais proteção aos mananciais abastecedores do Município e ao próprio Pantanal, para onde os deje tos não tratados aportam. Com 75% do sistema de coleta e tratamento de esgoto pronto, haverá consequente melhora também na arrecadação da Sanecap. O reflexo positivo é a empresa ganhar fôlego para priorizar outros investimentos com recursos próprios".