Notícias

Educação / CONQUISTAR E COMPARTILHAR

04 de Março de 2020 18h04

Cuiabá tem a primeira unidade fora do Rio de Janeiro do Instituto Reação

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Inaugurada em Cuiabá, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Firmo José Rodrigues, no bairro Três Barras, a primeira unidade fora do Rio de Janeiro, do Instituto Reação, criado pelo ex-judoca Flávio Canto. No evento de inauguração autoridades, professores, alunos, pais e a comunidade, assistiram a um ‘aulao’ de judô.  

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, disse que este foi mais um dia de orgulho para a rede pública municipal de Educação e para a atual gestão municipal e lembrou a  importância de mais essa iniciativa para a formação continuada das crianças. “Esse é um projeto importantíssimo para a Educação, que influencia diretamente na sala de aula, onde o aluno aprende mais, tem mais controle emocional e disciplina, e também para a questão social, atendendo as crianças em situação de vulnerabilidade social e realizando um trabalho preventivo. Nossa ideia é estender essa proposta para outras regiões, por meio de parcerias dentro da politica pública implementada pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, priorizar as pessoas”, destacou o secretário.

A unidade, com capacidade para atender cerca de 400 crianças, possui uma estrutura pensada para a prática do judô, com  250 metros quadrados de área construída e um tatame olímpico de 192 metros. Conta com banheiros masculino e feminino, sala de administração, depósito e mezanino.

O ex-judoca Flávio Canto, criador do Instituto Reação, disse que inaugurar a unidade em Cuiabá foi um grande desafio. “Sempre foi um desafio sair do Rio de Janeiro. Nossa primeira opção foi São Paulo mas conversando com David Moura e conhecendo o trabalho que já era desenvolvido na unidade, não tivemos dúvidas. Hoje, com a inauguração dessa unidade estamos começando uma longa jornada que irá formar faixas pretas dentro e fora do tatame, como a gente costuma falar. Para mim é sempre muito especial porque vejo essa garotada e sabemos que daqui a 10 anos, a vida deles vai ter sido totalmente impactada pelo que o judô e o esporte proporcionam. Foi assim comigo. Independe de classe social, o esporte é transformador. Aqui a ideia é fazer uma fábrica de gigantes”, disse Flávio Canto.

A inauguração do centro de treinamento contou com a presença de campeões como o judoca David Moura, representante do Instituo Reação em Cuiabá, e outros atletas que participaram de um “aulão” com as crianças.

“Foram dois anos desde que começamos a pensar nessa possibilidade. É uma realização. É algo que vai ficar para sempre, vai crescer e transformar vidas”, disse emocionado o judoca David Moura.

Participaram da inauguração a secretária adjunta de Educação Edilene Machado, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge, o diretor da EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Keitel Jorge Moreira Junior, representantes dos patrocinadores da iniciativa, entre outros.