/
04 de Novembro de 2010 18h00
Cuiabá receberá novo condomínio vertical com 540 apartamentos
Em audiência pública realizada hoje à tarde(04-11), na sede da Regional Leste, sob a coordenação do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), secretários municipais e técnicos da Prefeitura de Cuiabá se reuniram com empreendedores, lideranças comunitárias e populares para apresentação e discussão do Estudo de Impacto de Vizinhança(EIV) e do Relatório de Impacto de Vizinhança(Reiv) do novo condomínio vertical residencial projetado para uma área próxima ao Shopping Pantanal, no bairro Terra Nova. O projeto é da construtora Brookfield Incorporações, que na audiência representada pelo superintendente regional João Antônio Gerra Neto
De acordo com a explanação feita pelo arquiteto Raul Spinelli, que coordenou o estudo e relatório, o residencial será formado por cinco torres, terá 540 apartamentos e uma população flutuante de pouco mais de 2 mil pessoas, entre moradores e trabalhadores.
Para atender as necessidades do empreendimento e as medidas mitigadoras exigidas pela Prefeitura para aprovação do projeto, o empreendedor terá de construir uma nova rua e uma rotatória para facilitar o tráfego na região. Além disso, deverá abrir vagas de estacionamento externas e não apenas internas para visitantes, como estava previsto inicialmente no projeto. Entretanto, as vagas não podem ocupar espaço na via pública, ou seja, terão de se situar na área destinada ao condomínio. O empreendedor também se comprometeu em contribuir financeiramente com uma quantia de R$ 80 mil para a construção da praça do bairro Terra Nova.
A assessora jurídica do IPDU, Catarina Almeida, explicou que a realização e apresentação pública de EIV e Reiv são exigências da lei 150/2007, que revisou o Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico(PDDE), para empreendimentos com alto impacto não segregável.
Presente na audiência pública, o presidente da Associação de Moradores do bairro Terra Nova, Aldo Marques, agradeceu aos empreendedores pelo novo projeto e solicitou a elevação do valor para as obras da praça. Na visão de Marques, o novo condomínio valorizará ainda mais a região.
O presidente do IPDU, Silvio Aparecido Fidelis, considerou a audiência bastante proveitosa e informou que, atendendo a uma determinação do prefeito Francisco Galindo, a Prefeitura está agilizando a tramitação de projetos de novos empreendimentos. “Não pensamos somente na Copa de 2014, mas na melhoria da qualidade de vida da população”, observou Silvio.
O novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano(Smades), Lecio Monteiro, também participou da audiência, assim como o diretor da regional Leste, Macrean dos Santos. Após essa discussão popular, o projeto seguirá para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE), onde deverá ser apreciado ainda este mês.