Notícias

Esportes e Lazer / Cultura Viva

22 de Julho de 2015 15h25

Cuiabá recebe oficina de editais do Ministério da Cultura

EVELYN RIBEIRO

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, sedia na próxima segunda-feira (27), às 18h30, a oficina gratuita de editais para fomento de iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva.

As orientações serão repassadas pelo coordenador em Mato Grosso do escritório de Representação Regional no Centro-Oeste, do Ministério da Cultura, Romulo Fraga.

A atividade é voltada Midialivristas, indígenas, e redes de cultura de todo o Brasil e é conduzida pelo Ministério da Cultura (MinC), através do Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. Em Mato Grosso, a oficina também será abordada no Parque Nacional do Xingu.

Entre os editais com inscrições abertas estão o Cultura de Redes, Pontos de Mídia Livre e Pontos de Cultura Livre. Eles foram lançados no dia 2 de julho e irão liberar R$ 13,4 milhões para 210 projetos indígenas; coletivos e entidades que atuem com a mídia livre produzindo conteúdos independentes em sons, imagens, vídeos, textos, etc; às redes culturais de diferentes expressões artísticas, identitárias ou temáticas.

 “A proposta é facilitar o entendimento do processo de inscrição passo a passo na prática”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Alberto Machado.

Os grupos indígenas podem se inscrever de forma oral e audiovisual, enviando um vídeo ou um arquivo de voz descrevendo sua proposta, uma inovação que valoriza a tradição oral dos povos indígenas.

O edital, realizado em parceria com a SAv e Funai, irá permitir o fomento direto a 70 comunidades e organizações indígenas com prêmios no valor de R$ 40 mil. O concurso visa reconhecer e apoiar atividades culturais dos povos indígenas, dando visibilidade às expressões culturais destes povos.

Os três editais adotam os novos instrumentos da Lei Cultura Viva. Além dos prêmios que serão destinados a coletivos culturais, as entidades selecionadas no Edital de Redes, na categoria de atuação regional/nacional, serão os primeiros a assinar o Termo de Compromisso Cultural, mecanismo que facilita a prestação de contas e o repasse de recursos.

A partir da inscrição nos editais, os interessados também poderão se autodeclarar Pontos de Cultura, mesmo que não sejam contemplados com o recurso.

A Secretaria de Cultura está localizada no antigo Clube Feminino, na Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro.

PARA ACESSAR OS EDITAIS CLIQUE AQUI