Notícias

Saúde / RECONHECIMENTO

07 de Novembro de 2024 11h25

Prefeitura de Cuiabá recebe o 'Selo UNICEF', que destaca os avanços na cobertura vacinal alcançados no último ano

Letícia Kathucia

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS),  foi premiada com o Selo UNICEF de Imunização, edição 2021-2024, em reconhecimento ao aumento significativo no número de crianças imunizadas na capital. A conquista reflete o compromisso da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro com a saúde pública e a proteção das crianças, além de destacar os esforços contínuos para ampliar as ações de vacinação, essenciais para o bem-estar da população.

“Com a obtenção deste selo, Cuiabá se destaca no cenário nacional pela excelência nas estratégias de imunização, que são fundamentais para a prevenção de doenças e o fortalecimento da saúde coletiva. A cidade tem investido constantemente em campanhas de conscientização e ações de mobilização, garantindo que as vacinas cheguem de forma eficaz a todas as crianças, especialmente aquelas que vivem em áreas mais vulneráveis. A conquista do Selo UNICEF é um reconhecimento de enorme relevância para qualquer município que se compromete em promover os direitos e o bem-estar de suas crianças e adolescentes. Ter o privilégio de receber esse selo é uma prova concreta de que os esforços da gestão pública estão no caminho certo, priorizando políticas que transformam vidas", disse o prefeito. 

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional, concedido a municípios que demonstram esforços concretos para ampliar a cobertura vacinal e garantir o acesso das crianças a vacinas essenciais para o controle de doenças como sarampo, poliomielite, rubéola, hepatite, entre outras. Esse prêmio não apenas simboliza uma conquista para Cuiabá, mas também reflete um compromisso com a saúde pública e o futuro das novas gerações.

O secretário Adjunto de Atenção Primária, José Ricardo de Amorim Santana, destacou os principais fatores que levaram Cuiabá a alcançar esse importante reconhecimento.

“Este selo é, sem dúvida, uma grande conquista para a nossa cidade, mas também um reflexo do trabalho dedicado de toda a equipe de saúde, dos profissionais das unidades de saúde, e da colaboração fundamental da população cuiabana. Nos últimos anos, intensificamos as ações de vacinação, realizando campanhas em escolas, postos de saúde e com ações de busca ativa, principalmente nas áreas mais distantes da cidade. O aumento da cobertura vacinal foi possível por meio de uma mobilização constante, com a participação ativa das equipes da Atenção Primária à Saúde, que são os grandes protagonistas dessa mudança. O aumento do número das equipes de Saúde da Família, também refletiu nesse resultado. 

“Também contamos com o apoio das famílias e da sociedade civil, que têm se engajado na importância da vacinação como um direito e uma necessidade para a proteção das nossas crianças. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem priorizado a saúde da criança, com foco na prevenção, e este prêmio é um reflexo desse compromisso. Estamos muito felizes com essa conquista, mas nossa missão continua: manter e ampliar a cobertura vacinal, garantindo que todas as crianças de Cuiabá estejam protegidas e seguras”, afirmou Santana.

Selo Unicef: 

Os 923 municípios que recebem hoje o Selo UNICEF melhoraram mais suas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024, em comparação à média nacional em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência. Nestes 923 municípios, nos estados das regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e norte de Minas Gerais, vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de zero a 17 anos.

Para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais. 

“Após anos de queda nas coberturas vacinais infantis, a retomada da imunização merece ser comemorada. Vacinas criam uma barreira protetora para toda a comunidade, impedindo que diversas doenças cheguem à população. Vimos, nos municípios que agora recebem o Selo UNICEF, grandes esforços que ultrapassaram os muros das unidades básicas de saúde e alcançaram escolas, CRAS e outros espaços e equipamentos públicos. Os dados nos mostram que ainda há muito a fazer para chegar aos 95% de cobertura previstos pela OMS. Mas estamos no caminho certo”, defende Luciana Phebo, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil.

Com informações da Unicef