Notícias

Esportes e Lazer / Clima olímpico

04 de Setembro de 2015 17h32

Cuiabá promete uma festa com muita alegria na passagem da Tocha Olímpica pela cidade

LUCIANA SOUZA

Marcos Vergueiro

Arquivo

Representantes da Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado se reuniram, na manhã desta sexta-feira (04), com membros do Comitê organizador da Olimpíada Rio 2016, para definir os últimos detalhes da passagem da Tocha Olímpica pela capital mato-grossense.  A cerimônia está prevista para acontecer no fim de julho de 2016. O percurso promete mostrar os principais pontos turísticos da capital, com encerramento em grande estilo na Arena Pantanal.

Toda a programação é discutida em conjunto com o Comitê Olímpico, os patrocinadores e a Prefeitura de Cuiabá, que será a responsável por dar o apoio logístico ao evento.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo do Município, Alberto Machado, destacou a importância da participação de Cuiabá nessa festa, que é um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. “É impressionante a dimensão e beleza do evento. Fazer parte desse acontecimento traz aspectos positivos para o estado em relação a sua inserção no mundo; uma maior interiorização ao nosso turismo”,  pontuou.

Em tom otimista o secretário também comentou sobre a organização local para o evento e da receptividade do povo cuiabano em acontecimentos como esse. “O povo cuiabano é caloroso, alegre, de bem com vida. Com certeza vamos fazer um ótimo trabalho e surpreender, assim como foi durante a Copa do Mundo. Vamos cumprir a missão que nos foi destinada e mostrar ao Brasil a grandeza da nossa capital”, garantiu.

Segundo informações do Comitê da Olimpíada Rio 2016, a tocha percorrerá aproximadamente  23 km pelas principais ruas e avenidas da capital. Cada condutor carregará o símbolo por cerca de 200 metros.

Esses condutores serão escolhidos pelos patrocinadores do tour, por meio de promoções, ações e campanhas, além dos eventos como os Jogos Escolares da Juventude e as Paraolimpíadas Escolares. O público em geral, com mais de 12 anos, poderá se candidatar a uma das 12 mil vagas disponíveis para a condução da tocha.

Ao todo, a tocha percorrerá aproximadamente 20.000 km pelas 83 cidades do Brasil até acender a pira no Maracanã, na cerimônia de abertura do dia 5 de agosto de 2016.

O objetivo do formato de revezamento da tocha por todo o Brasil é realizar uma integração entre o povo, contando a história do país e aumentando o interesse dos brasileiros pelos jogos. “É um evento diplomático”, frisou a organização.

Também participaram do evento o secretário adjunto de Cultura do município,  José Paulo Traven, secretário adjunto de Turismo do município, Jeferson Moreno e o secretário estadual de Turismo, Luiz Carlos Nigro.

A tocha

Produzida de alumínio reciclado, a tocha mede 70 cm e pesa entre 1kg e 1,5kg e tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a condução durante a maratona.

O desenho do símbolo foi inspirado na natureza do país, na diversidade harmônica e na energia do povo. Foi Utilizado o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana.