Turismo /
18 de Junho de 2012 14h33
Cuiabá premiada por evolução na área de turismo
Cuiabá foi um dos municípios premiados pelo Ministério do Turismo durante o festival, de cunho internacional. Na ocasião foram premiadas as cidades que mais evoluiram e as que alcançaram as maiores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2011. O indicador mede o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos brasileiros.
Foram contempladas 13 capitais e 11 cidades avaliadas nas 13 dimensões pesquisadas. Cuiabá recebeu prêmio de evolução por atrativos turísticos. As maiores notas ficaram com São Paulo, Recife e Foz do Iguaçu. Os destinos de maior evolução, na média geral, foram Porto Velho, como capital, e o município Balneário Camboriú.
Ainda foram premiados 19 municípios, entre os destinos de maior evolução nas diversas dimensões que compõem Índice de Competitividade. O estudo compara os resultados da pesquisa de campo realizada em 2010 com os de 2011. As outras capitais premiadas pela evolução foram Porto Velho (monitoramento e capacidade empresarial), Maceió (infraestrutura e acesso), Aracaju (serviços e equipamentos), Vitoria (aspectos ambientais), São Luís (marketing), Rio Branco (políticas públicas), Porto Alegre (cooperação regional), Rio de Janeiro (economia local), Campo Grande (aspectos sociais) e Goiânia (aspectos culturais).
O prêmio é resultado da pesquisa do Índice de Competitividade do Turismo Nacional divulgado anualmente após estudo feito pelo Ministério do Turismo, por meio da FGV (Fundação Getúlio Vargas), com apoio do SEBRAE Nacional.
Cuiabá foi representada no evento pela Secretária de Turismo da Capital, Tânia Aparecida Barteli. Segundo a secretária, o prêmio foi resultado de muito esforço e união da equipe da SMTUR com as demais secretarias municipais, com o Governo do Estado, trabalhando alinhado com a Secretaria de Estado Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso e instituições que contribuíram com esse cenário.
Na dimensão atrativos turísticos, em que Cuiabá foi premiada, foram analisados itens como potencial de atratividade do produto, acesso, representatividade, estado de conservação da paisagem no entorno/meio ambiente e infraestrutura disponível ao visitante.
“Ficamos muito satisfeitos com o prêmio. É a demonstração que o município vem desenvolvendo um trabalho sério no setor do turismo, com muita responsabilidade. Temos muito a avançar, mas é com prêmios como este que sabemos onde estamos acertando e o que precisa ser melhorado. Cuiabá está transpondo passos importantes para se firmar como um importante destino turístico brasileiro”, disse Tânia Barteli.
A secretária disse ainda que o turismo é considerado uma indústria que viabiliza a geração de emprego, desenvolve a economia local, atrai investimentos e consequentemente resulta na melhoria da qualidade de vida da população. “O prêmio é o reconhecimento e a certeza que o caminho seguido está no rumo certo. Fiquei muito feliz com o reconhecimento”, define Tânia.