/
17 de Janeiro de 2012 14h38
Cuiabá poderá sediar em março um grande evento de MMA
Cuiabá poderá sediar em março um grande evento de MMA (Mixed Martial Arts que significa Artes Marciais Mistas). O projeto foi apresentado nesta terça-feira (17/01) ao prefeito da capital, Francisco Galindo, pelos empresários Fábio Novaes e Mário Zeferino que estão organizando o evento.
O projeto prevê que o evento será realizado no dia 24 de março, possivelmente no ginásio Aecim Tocantins. A ideia é fazer um grande evento, aos moldes do UFC, reunindo lutadores locais, nacionais e internacionais. “A intenção é preparar Cuiabá para que a capital possa receber uma etapa do UFC em 2013. Para isso, precisamos já ter experiência em organizar eventos assim”, explicou Mário Zeferino.
Fábio Novaes, que trabalha na organização de competições na área, destacou que o MMA é, atualmente, o segundo esporte mais visto no mundo, com o número de torcedores, público e adeptos crescendo a cada dia. O evento projeta uma grande visibilidade a cidade sede. “O UFC é hoje um grande show, que traz enormes ganhos e visibilidade para a sede. O Rio de Janeiro, por exemplo, que no último sábado sediou mais um UFC, teve 85% da rede hoteleira ocupada para o evento”.
“A intenção é fazer um grande show como o UFC. Trazer inclusive lutadores do UFC, como Vitor Belford, que não poderão lutar devido aos contratos, mas que ajudarão a divulgar o evento. As lutas também poderão ser transmitidas pelo Canal Combate (que transmite exclusivamente lutas de MMA). Este é um esporte muito importante, que as pessoas estão conhecendo a gostando cada vez mais. É importante que a cidade de Cuiabá caminhe junto com o que acontece no mundo”, disse a atriz Daniele Suzuki, esposa da Fábio Novaes.
Francisco Galindo disse que a prefeitura tem total interesse em que o evento aconteça. “É um evento que traz riquezas e divulgação para nossa capital. Precisamos mostrar para todo o Brasil e para o mundo que Cuaibá já está preparada para grandes eventos como este”. O prefeito solicitou o projeto completo aos organizadores para analisar a forma como o município poderá contribuir.
Ingressos populares
Os empresários estiveram reunidos também com o governador Silval Barbosa. Mário Zeferino explicou que a intenção é ter o máximo de apoio em patrocínio, para que os ingressos sejam vendidos a preços populares. “A intenção é que todos tenham acesso e possam assistir as lutas. A população de Cuiabá adora MMA. Basta ver a noites em que têm lutas, todos os bares ficam sintonizados nos canais que transmitem os eventos, porque as pessoas pedem para assistir”, finaliza Mário.
UFC
UFC é a sigla para Ultimate Fighting Championship, uma organização americana que promove lutas que misturam artes marciais, como jiu jitsu, boxe, wrestling, muay thay, karate e outras. Nos campeonatos, normalmente, os lutadores se enfrentam em um ringue de oito cantos, denominado octógono, com 3 assaltos de 5 minutos. Já em lutas que valem títulos são 5 assaltos de 5 minutos.