Notícias

Governo / RECONHECIMENTO

27 de Setembro de 2024 11h47

Cuiabá ocupa o terceiro lugar no ranking de cidades bilionárias da região Centro-Oeste

CAROLINA MIRANDA

Emanoele Daiane

Arquivo

Cuiabá conquistou o terceiro lugar no ranking das cidades bilionárias do Brasil, de acordo com um levantamento realizado pelo portal Brasil 61. Dividido por regiões, Cuiabá apareceu a terceira mais rica do Centro-Oeste, com uma receita bruta de R$ 3.059.625.469,51. A capital mato-grossense está atrás apenas de Dourados e Campo Grande, ambas em Mato Grosso do Sul.
A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (26), classificou 92 municípios que juntos representam mais de um terço da população brasileira e somam um orçamento global de R$ 344,3 bilhões. O estudo é referente ao ano de 2021. 
O agronegócio é o principal foco econômico da região Centro-Oeste, com destaque para as agroindústrias. No entanto, outros setores, como Comércio e Serviços, também são expressivos, abrangendo shoppings, lojas, feiras livres, bares e restaurantes.
Esses municípios representam hoje 4% do PIB brasileiro, um avanço em relação a 2018, quando apenas 65 cidades arrecadavam mais de um bilhão de reais. Isso demonstra uma clara evolução na economia brasileira.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, comemorou o resultado e afirma estar no caminho certo. "Esse ranking reflete o trabalho conjunto que temos feito para desenvolver a nossa capital. Cuiabá se consolida como um dos principais polos econômicos do Centro-Oeste, e seguimos empenhados em criar oportunidades de crescimento, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida da nossa população. Temos trabalhado para transformar Cuiabá cada vez com mais qualidade de vida”, pontuou Emanuel.
Ao clicar no link, terá acesso a matéria publicada na íntegra: https://brasil61.com/n/cidades-bilionarias-92-municipios-tem-receita-acima-de-r-1-bi-confira-ranking-bras2412697