Notícias

Saúde /

12 de Novembro de 2010 17h35

Cuiabá é única no estado para diagnóstico e tratamento de Câncer

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Central de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemora em novembro sete anos de fundação e é a única no estado no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer. A Central viabiliza aos pacientes consultas com especialistas em cirurgia oncologicas em diversas especialidades e é responsável pelo tratamento multiprofissional e integral que paciente necessita baseado nas normas de regulação, controle e avaliação do Ministério da Saúde para o tratamento do cancêr.

Segundo Maria Gabriela Teixeira, responsável técnica da Oncologia, são realizadas em média mil novas consultas/mês, e cerca de quatro mil pacientes estão em tratamento de radioterapia e quimioterapia. De acordo com dados da Central de Oncologia, a unidade atende mensalmente a média de 400 novos casos confirmados como câncer.

“Não há filas de espera na Central de Oncologia para consultas. Somente o município de Cuiabá possui oferta de tratamento especializado para diagnostico e tratamento completo do câncer tanto em adultos quanto
em crianças. Como somos sozinhos e atendendo a toda região a rede para tratamento da doença fica sobrecarregada. A solução seria a parceria com outros municípios para ajudar no custeio do tratamento de seus pacientes”, enfatizou Maria.

O tratamento para pacientes com Câncer como exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia necessários são realizados nos hospitais do Câncer, Santa. Casa de Cuiabá e Hospital Geral Universitário (HGU) conveniados pelo SUS como Unidade de Alta Complexidade
em Oncologia- UNACON.

O paciente com suspeita de câncer, explicou Gabriela, devem ser encaminhadas pelos médicos da rede SUS para a Central de Oncologia que irá conduzir esse paciente para o tratamento o mais rápido possível. “O tratamento é de graça” destacou Gabriela.

Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores

 

Maiores informações:
3617-7379