Notícias

/ Escala Brasil Transparente

25 de Novembro de 2015 11h38

Cuiabá é uma das 10 capitais com melhor índice de transparência pública do Brasil

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Cuiabá está entre as 10 capitais com melhor índice de transparência pública do país, segundo a avaliação semestral da Controladoria Geral da União, intitulada Escala Brasil Transparente (EBT). Subindo sete degraus, o município foi da 15ª posição no início de 2015, com nota de 5,28, para a 8ª colocação, com a atual nota de 9,17. Dentre todos os avaliados, apenas 61 locais possuem notas entre 9 e 10, o que corresponde a 3,8% do total. O índice, que mede ações e posturas de 1.587 cidades do país segundo a Lei de Acesso à Informação de 2013 (LAI), é um importante instrumento para medir a qualidade da prestação de serviços ao cidadão, além do estreitamente entre o poder público e a população.

“Logo quando recebemos nossa nota no início deste ano iniciamos um intenso trabalho na gestão municipal, alinhando toda a metodologia de avaliação da EBT à dinâmica de todas as nossas secretarias. As ações partiram de uma parceria entre a Controladoria e a Ouvidoria e consequentemente se estenderam para as demais pastas. Sinalizamos algumas falhas que tínhamos, como a ausência do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), o cumprimento do prazo para respostas de pedidos e cobramos dos demais gestores uma melhor padronização das suas equipes quanto ao retorno destas demandas”, afirma Marcelo Bussiki, controlador-geral do município.

A EBT possui 12 critérios de avaliação, que englobam a Regulamentação da LAI e a Transparência Passiva. Dentre os quesitos analisados nos portais da transparência das cidades e estados, está a existência de uma regulamentação da Lei de Acesso à Informação local, da classificação do sigilo (que garante que o cidadão que entrar com algum pedido de dado ou esclarecimento sobre serviços permaneça em segredo) e da regulamentação das instâncias recursais, que garante a transparência genuína dos gastos públicos de livre acesso à população.

“Em se tratando de Transparência Passiva, o poder público deve ter a Ouvidoria e um SIC, que consiste em atendimento on-line ao cidadão, onde esclarecimentos, questionamentos e dúvidas são trazidos sobre nossas ações e serviços. É necessário também que haja celeridade para romper com processos burocráticos, facilitando o acesso do povo à gestão, além de respostas em conformidade com o que foi solicitado. Por isso é fundamental este trabalho de padronização das equipes que respondem a população”, diz Jairo Pereira Rocha, ouvidor-geral de Cuiabá.

Este trabalho integrado é fruto também de uma extensa exigência do prefeito Mauro Mendes, que sinaliza a transparência pública como um dos maiores instrumentos para uma gestão eficaz. Fato comprovado nesta terça-feira (24), com a aprovação unânime das contas do município relativas ao exercício de 2014 por parte do Tribunal de Contas do Estado.

“Esta união de forças começou com o prefeito Mauro Mendes, que sempre salientou que uma gestão eficaz e correta só é possível a partir do momento que o poder público garante ao cidadão o pleno acesso a informação. E para que possamos atingir a nota máxima e alcançar a excelência absoluta quanto à transparência pública, precisamos dar sequência no trabalho de padronização das equipes que respondem à população, preparando as pastas e seus respectivos servidores. Já caminhamos muito com os resultados alcançados mas vamos continuar trabalhando, para garantir à população todo direito à gestão municipal como sendo parte integrante dela”, conclui Bussiki.