Notícias

Saúde / Gestão eficiente

29 de Janeiro de 2016 08h50

Cuiabá é referência na implantação do e-SUS

MARIA BARBANT

A Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza nesta sexta-feira (29), das 13 às 17 horas, em parceria com o Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana, uma oficina e visita técnica, abordando a implantação do e-SUS na rede básica de saúde da capital.  Cuiabá se tornou referência em razão da sua experiência  na implantação da ferramenta, nas 63 unidades do programa Estratégia Saúde da Família (PSF). A partir de fevereiro, de acordo com o planejamento da Secretaria, a ferramenta começa a ser implantada nos 21 Centros de Saúde.

O assessor técnico da Diretoria de Atenção Básica, Hissene Feguri, explicou que o processo de implantação efetiva do e-SUS nas unidades, envolvendo adequação das redes lógicas, de energia, implantação e treinamento, teve início em 2015. “Hoje, somente duas unidades não concluíram esse processo em razão de estarem passando por reformas, que são as unidades do PSF Coxipó III e São João Del Rey-Novo Milênio”.

Segundo o assessor técnico a parceria entre a Secretaria de Saúde e o Escritório Regional da Baixada Cuiabana  vai atender  a  demanda daqueles municípios que ainda não tiveram condições de implantar  o e-SUS Atenção Básica.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, que tem por objetivo reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

“Na verdade estamos falando do processo de informatização qualificada do SUS. Por meio dessa ferramenta os gestores poderão gerenciar e acompanhar on line todos os sistemas, desde o cadastramento, agendamento de consultas e exames, até o monitoramento em tempo real da rotina das unidades”,  explicou Feguri.

Na oficina que será realizada no Auditório da SMS, reunindo secretários de Saúde, profissionais da área médica (médicos, enfermeiros e técnicos), agentes, e técnicos de Tecnologia da Informação, haverá uma apresentação do que é a ferramenta, o processo de implantação nas unidades da rede básica de saúde de Cuiabá e, logo depois,  os gestores irão acompanhar a rotina do e-SUS, dentro das unidades básicas.

As unidades a serem visitadas pelos gestores são os PSF’s Dr. Fábio I e II, Jardim Florianópolis-União, Santa Laura-Jardim Fortaleza, Areão, Novo Mato Grosso, Ribeirão do Lipa, Jardim Araça/Santa Amália, Santa Isabel I e II e Despraiado I e II.

Participam da oficina e visita técnica gestores e profissionais da Saúde dos municípios de Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nova Brazilândia, Acorizal, Jangada, Planalto da Serra, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger.

Serviço

Oficina e visita técnica e-SUS

Data – 29/01

Horário – 13h30 às 17h00

Local – Auditório da SMS Cuiabá e unidades de PSF