Notícias

Educação / COMPROMISSO/ALFABETIZAÇÃO

05 de Julho de 2024 10h35

Cuiabá é a 10ª capital brasileira no ranking do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Cuiabá é a 10ª capital brasileira no ranking do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do governo federal, pelo nível de alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, como demonstram os dados do Sistema Estadual de Alfabetização de Mato Grosso, em articulação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre os resultados que Cuiabá vem apresentando em avaliações externas. “A educação é prioridade da nossa gestão. Os investimentos em infraestrutura física e pedagógica, na formação, valorização e reconhecimento das boas práticas dos profissionais e a parceria com as famílias estão transformando a rede pública municipal de Cuiabá, considerada hoje um exemplo a ser seguido, de gestão humanizada, com equidade e que olha para as pessoas”, disse Emanuel Pinheiro.

O Compromisso Criança Alfabetizada é uma estratégia que busca, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. A meta nacional é chegar a 2030 com 80% dos estudantes alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental. Cuiabá avança cada vez mais para o alcance dessa meta!

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, comemorou os resultados obtidos pela rede pública municipal. “A alfabetização na idade certa, ou seja, até os sete anos de idade, é um direito das crianças e é fundamental para o cidadão se desenvolver plenamente e continuar sua trajetória escolar com sucesso. Por isso, investimos fortemente na aprendizagem dos nossos estudantes e já estamos colhendo resultados. Essa é uma prioridade da Gestão Emanuel Pinheiro”, disse.