Notícias

Saúde /

16 de Novembro de 2010 12h58

Cuiabá divulga Lira e dá seqüência às ações de combate a Dengue

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Dados da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa) divulgados nesta terça-feira (16-11) apresentam o último boletim relativo ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) de 2010 que encontra-se com o percentual de 3,4 em Cuiabá. Conforme os dados, a Capital mato-grossense está em estado de alerta.

As regiões que obtiveram baixo desempenho são os bairros localizados na região sul da cidade como o Parque Nova Esperança II e III, Industriário I e II, São Sebastião, Manduri, Santa Laura I e II, Império do Sol, Jd. Fortaleza, Pascoal Ramos, JD. Liberdade, Avelino Lima Barros e Pedra 90 I e II.

O Ministério da Saúde informou que os boletins de 123 municípios brasileiros apresentaram situação de estado de alerta, ou com índice de infestação entre 1% e 3,9%. Em 2009, 109 estavam nessa situação. 

Segundo a informação do MS, são 46% os municípios brasileiros que apresentam problemas seja de situação de risco ou estado de alerta.  O restante, ou 162 municípios, tem resultado satisfatório, ou seja, índice de infestação inferior a 1%, entre eles São Paulo e Belo Horizonte.

Entre as capitais, duas estão em situação de risco: Rio Branco (AC) com Lira de 6,5 e Porto Velho (RO) que possui o Lira de 4,4. Onze cidades em situação de alerta e outras dez capitais apresentam índice satisfatório.

Cuiabá

O secretário Municipal de Saúde de Cuiabá Maurélio Ribeiro realiza o mutirão de Combate a Dengue, nesta quinta-feira (18-11), a partir das 8h, no bairro Pedra 90 I e II. A ação conjunta entre Estado e Município tem o objetivo de mobilizar a população para os riscos e cuidados da proliferação do mosquito.

No acumulado do ano foram notificados 4.137 casos de suspeita de Dengue de pessoas residentes em Cuiabá, sendo 3.655 casos de Dengue confirmados e 89 dos casos considerados graves. Na Capital, quatro óbitos foram confirmados e quatro seguem
em investigação. Os bairros com maiores índices de proliferação do mosquito encontram-se no Pedra 90, Jardim Industriário, Nova Esperança e Santa Isabel.


Mais informações:
3617-7379.