Notícias

Agricultura e Trabalho / EM SORRISO

24 de Abril de 2025 12h00

Cuiabá discute o fortalecimento da Apicultura em seminário

ELIANA BESS

Divulgação

Arquivo

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (SMAT) de Cuiabá e da Cooperativa Cuiabana de Apicultores participaram do 4º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, em Sorriso (MT). O evento, promovido pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Estado de Mato Grosso (SFA-MT/MAPA) e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), aconteceu no auditório da Faculdade Atenas, para discutir a apicultura. A programação foi realizada na quarta e quinta-feira desta semana.

A agenda discutiu obstáculos da produção apícola, como um plano preventivo contra a mortandade de abelhas e solução dos entraves. A participação da Prefeitura de Cuiabá, representada pelo diretor de Agricultura e Abastecimento, Renildo França, e pelo técnico em Apicultura, Juraci Rodrigues — ambos da SMAT — reforça a importância de inserir o município nos debates sobre o fortalecimento da apicultura em Mato Grosso.

“Cuiabá é uma região com grande potencial para desenvolver a atividade, tanto pela vegetação favorável quanto pelas muitas propriedades da agricultura familiar, além da possibilidade de gerar renda para pequenos produtores e fomentar a preservação ambiental”, explicou Renildo.

Alguns dos principais obstáculos do setor, diante das oportunidades de crescimento — como os desafios do mercado do mel, a falta de mão de obra para assistência técnica (ATER) e a burocracia enfrentada pelos pequenos produtores para processar e comercializar o mel — foram discutidos no primeiro dia do evento.

Para Renildo, é essencial que Cuiabá acompanhe de perto essas discussões, pois a apicultura tem grande potencial de crescimento na Capital.

“Com apoio técnico, incentivo e menos burocracia, podemos transformar essa atividade em mais uma alternativa de renda e desenvolvimento sustentável para quem vive no campo”, frisou.

“A presença de Cuiabá nesse diálogo é mais um passo importante para buscar soluções práticas, aproximar o poder público dos produtores e valorizar uma cadeia produtiva que tem tudo para crescer de forma sustentável na região”, destacou o secretário da SMAT, Fellipe Corrêa.

Além do diretor de Agricultura da SMAT, Renildo França, também participa do evento o técnico em Apicultura Juraci Rodrigues, que também é presidente da Coopabel (Cooperativa Cuiabana de Apicultores).

#PraCegoVer

A imagem mostra todos os participantes do evento reunidos para registro do evento.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.