Notícias

Saúde / HUMANIZAÇÃO

29 de Janeiro de 2021 11h40

Cuiabá acolhe três pacientes de Rondônia nas UTIs Covid do Referência e São Benedito

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Três rondonienses acometidos pela Covid-19 foram acolhidos por Cuiabá na quinta-feira (28). Além da paciente de 61 anos, internada no Hospital Referência durante o período da manhã, o Hospital Municipal São Benedito recebeu outros dois durante a noite. G. A. de 38 anos e E.A. D 29, ambos do sexo masculino, foram transferidos da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Sul, localizada na cidade de Porto velho.

A transferência foi realizada pelo governo de Rondônia em aeronave fretada até o Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande. De lá,  foram conduzidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital São Benedito, onde passam a receber os cuidados necessários na UTI.

Desde o início da pandemia, a gestão Emanuel Pinheiro  adotou medidas rígidas e se preparou para o enfrentamento ao novo Coronavírus. As medidas de isolamento social -  pautadas pela biossegurança e amparadas por embasamentos técnicos - permitiu preparar a rede SUS. Com isso, o  antigo Pronto-Socorro - que estava com obras marcadas para tornar-se Hospital da Família- foi transformado em Hospital Referência para Covid com 95 leitos de UTIs, sendo 15 destinado à pediatria e mais 90 de enfermaria totalmente equipados com novos respiradores e ainda 40 leitos de UTIs e 20 enfermaria no São Benedito.

A gestão também concluiu a construção e destinou a UPA Verdão para suporte exclusivo para as demais UPAs e Policlínicas e ainda preparou mais 21 unidades da Atenção Básicas para atender e testar pacientes com sintomas da doença e entregar os Kits Covid.

De acordo com prefeito Emanuel Pinheiro, esse preparo antecipado da capital no enfrentamento à doença foi o que oportunizou ofertar essa ajuda humanitária à Rondônia. “Nos organizamos, desde o início, com muita responsabilidade e embasamento técnico sempre colocando a vida das pessoas em primeiro lugar. Isso está nos possiibilitando ajudar Rondônia. Juntos enfrentaremos e venceremos essa terrível doença com o mínimo de impacto possível”, enfatizou Pinheiro.