Notícias

Cultura, Esporte e Lazer / RESGATE CULTURAL

20 de Abril de 2022 09h18

Cuiabá 303 anos: Alunos de escola Estadual e Municipal prestigiam espetáculo Cuiabá em Cena e desfile Afro e Indígena

EMILY MAGALHÃES

Davi Valle

Arquivo

Os alunos da Escola Estadual Alcebíades Calhao e da Escola Municipal Dejani Ribeiro Campos prestigiaram na tarde de segunda-feira (18), o espetáculo Cuiabá-MT em Cena e os desfiles culturais Afro e Indígena realizados no Cine Teatro Cuiabá. A programação foi idealizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em comemoração ao aniversário de 303 anos da Capital.

A superintende da Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil (Acilbras) e coordenadora da ação, professora Jacy Proença, destacou sobre a importância do resgate histórico e da representatividade por meio das apresentações. “Quando propusemos isso o secretário Aluízio Leite de pronto acatou a proposta, porque estamos em comemoração aos 303 anos da nossa cidade, que possui uma história muito rica e diversa. Cuiabá é um espectro da diversidade, além da composição dos povos originários daqui, dos indígenas, do povo negro, dos colonizadores portugueses, da influência espanhola e mais recentemente a vinda de vários povos de diversos continentes. Então, Cuiabá acolheu todas essas pessoas e é importante a gente trazer isso para uma reflexão junto aos nossos alunos para que eles compreendam que a diversidade é a nossa riqueza”, declarou Jacy.

O espetáculo Cuiabá-MT em Cena, com Edmilson Maciel e Cia, faz um resgate histórico cultural, reunindo música, teatro e dança com apresentações típicas da capital, como o rasqueado. “Esse espetáculo em poucos minutos e de forma muito simplória mostra o que temos de beleza, o valor da nossa história e o desenvolvimento de Cuiabá, o rasqueado, o siriri, o cururu, a religiosidade do nosso povo, tudo isso é representado. Percebemos o esforço da Secretaria Municipal de Cultura em querer reinventar e fazer a coisa acontecer por meio de várias ações”, explicou Edmilson.

Durante o desfile Indígena, cinco modelos expuseram as pinturas, peças e acessórios inspirados na etnia Kurâ Bakairi. “As cinco modelos voluntárias apresentaram um pouco da nossa pintura, do grafismo do meu povo. Mato Grosso é o segundo estado com mais povos indígenas, então é muito importante que esse trabalho seja apresentado para mostrar a nossa diversidade cultural”, pontuou Caroline Taukani, uma das idealizadoras do desfile.

Já para o desfile de moda Afro, dez modelos apresentaram looks para dia a dia representando e destacando a cultura africana. “Para nós como empreendedoras no ramo do afro brasileiro é uma honra participar do desfile, agradecemos a Secretaria Municipal de Cultura pela iniciativa. Atualmente trabalhamos com a comercialização de roupas e acessórios africanos voltados para dia a dia, que vai trazer uma alegria e mudar o seu dia”, comentou a empreendedora, Jamilla Santos, uma das responsáveis pelo desfile.