Notícias

/

25 de Abril de 2011 16h35

CRRA ministra oficina 'Produção de Texto' para alunos de escola do bairro Morada da Serra

Rosane Brandão/Sanecap

Cerca de 50 alunos da 7ª série da Escola Estadual João Panorotto, do bairro Morada da Serra, participaram no auditório da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do CPA III), da oficina “Produção de Texto”, ministrada pela coordenadora de pesquisa do projeto CRRA, professora Karin Azevedo. A iniciativa foi realizada na ultima quarta-feira (20-04), pelo projeto Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA) como parte das atividades da agenda continuada 2011.

 

Conforme a professora, Karin Azevedo, o objetivo da oficina, que é dividida em duas fases (teórica e prática), é mostrar aos alunos a importância de usar a escrita em Língua Portuguesa, principalmente para a produção de textos com temas ambientais, que vai desde bilhetes até textos mais elaborados, como os acadêmicos. Para tanto a professora enfocou a construção histórica da língua, incluindo a ortografia e a gramática, e ainda a reforma ortográfica. Os alunos receberam uma tabela com o novo acordo ortográfico.

 

Antes de começar a oficina, Karin Azevedo, fez um breve histórico do projeto CRRA e da Lagoa Encantada, chamando a atenção dos alunos para a importância de preservação do parque e, principalmente, da participação da comunidade nas ações em prol do lugar. “Este espaço foi construído para a comunidade, que deve usufruir dele da melhor forma possível, mas com consciência ambiental. E é por isso que o CRRA promove essas atividades, para sensibilizar os moradores de que todos devem estar envolvidos nessa causa”.

 

Para a professora de Língua Portuguesa da escola João Panorotto, Valdeci Gomes da Silva, a oficina ajudou os alunos a melhorar a escrita, pois encontram dificuldade na hora de usar a nova ortografia, principalmente para a produção de textos. “Essas atividades extraclasses ajudam no aprendizado dos alunos, pois são dinâmicas e muito mais atraentes para eles, uma vez que estão fora da escola. Na sala de aula, a rotina acaba tirando a concentração deles”.

A aluna Hemilly Santiago Souza, 12 anos, concorda com a professora. Para ela sair da sala de aula ajudou a ver a língua portuguesa com outros olhos. “Eu tinha um pouco de dificuldade para entender a nova ortografia e também não gostava muito de produzir textos, mas agora compreendo que tudo depende de ter conhecimento sobre aquilo que vamos escrever, pois tudo fica mais fácil quando se sabe”.

O CRRA é um projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep),  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap),  patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.