Notícias

/

09 de Março de 2011 12h00

CRRA constrói laboratório de análises na Lagoa Encantada em Cuiabá

Neila Barreto/Sanecap

As obras de construção dos laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas, que estão sendo executadas dentro do parque da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, da Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap, no bairro CPA III) em Cuiabá, devem ser concluídas neste mês de março/2011. A construção do laboratório, que servirá para avaliar o desempenho do sistema de tratamento do esgoto nas lagoas de estabilização, consolida a implantação do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA) em Cuiabá. O objetivo principal da obra é realizar o monitoramento da estação de tratamento que é a Lagoa Encantada, informou Neli Assunção, coordenadora do projeto.

“Esse laboratório tem uma importância muito grande, uma vez que a Sanecap já faz o tratamento de água para a população. O laboratório fará o monitoramento do sistema de tratamento dos efluentes domésticos do qual a Sanecap é responsável. Ele vai servir de estação escola, dando oportunidade aos alunos de faculdades e ensino médio para aprenderem a partir da observação desse monitoramento”, ressaltou Assunção.

“No local serão feitas as análises físico-químicas e microbiológicas, para avaliar o desempenho do sistema de água bruta, tratada e dos efluentes destinados à criação de peixes e dos viveiros paisagísticos”, salientou Assunção.

Conforme a diretora técnica do projeto CRRA, professora Eliana Rondon (ex-presidente da Sanecap), as análises feitas servirão para obter os valores e concentrações das variáveis físico-químicas e biológicas a serem utilizadas no monitoramento das unidades do sistema, como as temperaturas do ar e da Água, PH, alcalinidade, turbidez, condutividade, índices de coliformes termotolerantes, quantificação afluentes e efluentes do sistema de ovos de helmintos e de cistos de protozoários, entre outros.

Rondon informou ainda, que serão analisadas e monitoradas a reutilização do efluente (esgoto) em fertirrigação e piscicultura, em processo de implantação na Lagoa Encantada pela UFMT, como a produção de biomassa (carne de peixe e alimentos de origem vegetal) e melhorias na qualidade do efluente final minimizando os impactos ambientais nos corpos de água receptores.

Todo esse trabalho será realizado pela equipe técnica (professores, alunos e estagiários) do departamento de engenharia sanitária e ambiental da UFMT, por meio da Estação Escola na Lagoa, que propiciará pesquisas, ensino e extensão. “A UFMT fará o monitoramento do efluente e apresentará alternativas para a Sanecap de como melhorar o sistema de tratamento do esgoto”, explica Rondon.

“Considero essa obra um grande desafio que foi superado com muito esforço. Fomos capazes de mostrar à população os benefícios que a obra pode trazer. Além dos investimentos relacionados ao abastecimento de água, como a ETA Tijucal e construção de redes, obras como o laboratório físico-químico também são importantes. É uma parceria entre a UFMT, o IDEP, a Petrobrás e a Sanecap. Essa parceria foi importante para fornecer à empresa os recursos para a execução; pudemos atingir metas que em outras ocasiões seriam muito difíceis. Mas isso foi superado graças à soma de esforços. E o resultado é uma obra que vai servir de referencial à sociedade. Por isso considero a obra uma grande vitória”, lembrou o engenheiro Luiz Augusto Borges Carranza, fiscal da obra (Sanecap).

São dois laboratórios em uma área de
273,60 metros quadrados, localizada dentro da ETE – Lagoa Encantada, da Sanecap. A execução dos laboratórios, cuja obra está em fase final de estruturação, está a cargo da empresa Vinicius Gusmão - Construtora e Empreendimentos LTDA, no valor de R$ 359.900,00. “Estamos na fase conclusiva das obras, na fase de acabamento e agora vamos começar com os pisos e pintura, colocação de janelas, colocação de terra preta e gramínea. A nossa previsão é concluir os trabalhos em torno da primeira semana de março, aproximadamente, finalizou Carranza.

Os trabalhos realizados no laboratório vão abranger os bairros CPA II, III, IV e Novo Mato Grosso, beneficiando uma população estimada em torno de 58.937 habitantes e funcionará como uma Estação Escola de aprendizagens e ensino, dando oportunidades aos estudantes desde o ensino fundamental ao superior na participação de aulas práticas. No laboratório vai funcionar um CPD (centro de processamento de dados), uma sala de informática, uma biblioteca, um laboratório físico-químico e um microbiológico.

O CRRA é desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), patrocinado com recursos da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

 

Mais informações:
9288-7720

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.