Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cuiabá 296 anos
07 de Abril de 2015 17h25
Crianças participam de dia cultural sobre história de Cuiabá
Crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Praeiro participaram nesta terça-feira (07), de uma tarde cultural em homenagem aos 296 anos de Cuiabá.
No local foi realizada uma roda interativa que compreende o ensino da história de Cuiabá, a música regional, atividades lúdicas além de brincadeiras e uma confraternização, como parte da programação do aniversário da cidade realizada pela prefeitura municipal.
De acordo com a psicóloga do CRAS, Luzineth Oliveira, o evento é necessário para demostrar às crianças da comunidade a importância do conhecimento de sua própria história. Atualmente, 15 crianças participam das atividades oferecidas pelos CRAS.
“Eles precisam saber de onde elas vieram, de sua origem, e precisam de informações sobre a cidade. Por isso, estamos realizando várias atividades e muitas brincadeiras antigas. Aquelas que brincavam há anos, no tempo dos avós, e que se perderam com o tempo, pois é com as brincadeiras que as crianças aprendem”, disse.
Além das atividades lúdicas, as crianças têm aulas de música regional como complemento das aulas de violão e flauta que já são realizadas na unidade de assistência social. Para isso, foram escolhidas as músicas “Casa de Bem-Bem” e “Eu sou de Cuiabá”, das compositoras Vera Baggetti e Zuleica Arruda e Zé Bolo Flô, respectivamente.
Conforme a professora de música, Maria Rita, as festividades em comemoração ao aniversário de Cuiabá são uma boa oportunidade para fazer com que as crianças valorizem a produção artística local, além de ser um incentivo para que elas busquem aprender e dar continuidade a música regional.
“Nós resolvemos trazer uma música, pois as crianças precisam se reconhecer nas coisas que eles fazem. Não pode só valorizar e aprender aquilo que vem de fora. Existe muita coisa boa, que é nossa, da terra. Em Cuiabá, a população se orgulha muito da comida. É preciso se orgulhar da música também”, afirma.
Para Lurieny Rodrigues, 9 anos, a roda interativa é uma chance para aprender muitas coisas sobre Cuiabá que ela não aprende na sala de aula. “Na escola, ensinaram sobre a história, mas aqui nós aprendemos brincando e eu gostei. Aprendi várias músicas e brincadeiras que eu nem sabia, mas que minha avó sempre falava”, disse.
Além da roda interativa destinada às crianças, a Secretaria de Assistência Social promove a tarde cultural para os jovens na quinta-feira (09), enquanto na sexta-feira (10), o evento é voltado para os idosos e contará com apresentação do tradicional cururu e siriri além de comidas típicas.