Notícias

Saúde / SAÚDE MENTAL

16 de Maio de 2024 09h49

Crianças e adolescentes participam de ações voltadas para a Semana da Luta Antimanicomial promovida pela SMS

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no próximo sábado (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Coordenadoria Técnica de Saúde Mental, está promovendo durante toda a semana ações alusivas à data. Uma das ações foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), no CAPSi Adolescer, que promoveu o "Dia da Família" com a participação de Cida Silva, enfermeira, arteterapeuta, artista plástica e escritora do livro "O Trabalho prescrito e o trabalho real na saúde mental na virada do século XX em Cuiabá". Brincadeiras e competições envolvendo a participação das crianças e adolescentes em tratamento na unidade também foram realizadas.

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Roseli Batista, explica que os eventos promovidos durante toda a semana vão abordar temas relacionados à Luta Antimanicomial e estão voltados para os pacientes em tratamento nos três CAPS do município. "Nossa missão é construir pontes de apoio, em vez de erguer muros de estigma. É um compromisso contínuo para garantir que cada indivíduo tenha acesso aos cuidados adequados e seja tratado com respeito e compreensão", afirmou Roseli. 

Atualmente, a rede possui mais de mil pacientes em tratamento e acolhimento, tanto adultos quanto infantis. "As ações buscam chamar a atenção para os direitos das pessoas em sofrimento mental e para promover uma abordagem compassiva e inclusiva em nossa sociedade", completou.

O movimento antimanicomial caracteriza-se pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Uma das principais frentes desse movimento é o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave. O objetivo é lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, o direito de viver em sociedade, além do direito de receber cuidado e tratamento, sem que para isso tenham que abrir mão de seu lugar como cidadãos.

Na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), véspera do Dia da Luta Antimanicomial, a programação continua com exibição de filmes e palestras nas três unidades, CAPS Adolescer, no bairro Shangrilá, CAPS II Centro Sul e CAPS I no CPA IV.