Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / “Os brincalhões”
12 de Julho de 2016 18h00
Crianças do Siminina se encantam e aprendem com apresentação teatral
Aprender sobre higiene pessoal, respeito e ecologia agora está mais fácil para as meninas atendidas no programa Siminina no bairro 1º de Março, em Cuiabá. Elas receberam nesta terça-feira (12) a visita do grupo de teatro “Os Brincalhões”, que as ensinou, de maneira divertida e animada, as pequenas boas ações que elas podem fazer no dia-a-dia, tanto para si quanto para os outros.
Com diversos itens do cotidiano de tamanhos gigantescos – escovas de dente, creme dental, lata de lixo e até um fio dental –, o grupo buscou ensinar as meninas a mensagem de que a educação é fundamental para a vida, de acordo com o ator Gênessy Almeida que, junto com Odinamar Borges e Elleison Costam, fizeram a apresentação do grupo “Os Brincalhões”.
O grupo foi criado pela companhia cuiabana de teatro Cena Onze - e conta com seis atores que se apresentam vestidos de palhaços. Por meio das artes cênicas, danças, atividades lúdicas, contação de histórias e brincadeiras, eles encantam ao mesmo tempo em que ensinam.
“Iniciamos o trabalho com uma intervenção, fazendo com que elas entrem no nosso mundo de encantamento e fantasia. Com uma linguagem circense, buscamos resgatar as brincadeiras e a infância das crianças, de modo a conduzi-las para este aprendizado que, muitas vezes é ensinado no dia-a-dia, mas de uma forma que elas sequer prestam atenção”, explicou Gênessy.
E é claro que elas estavam atentas a tudo. Jessica Vitoria, 11 anos, conta que aprendeu sobre como fazer a higienização correta dos dentes, especialmente sobre a necessidade do uso do fio dental. “Antes eu achava que era obrigatório escovar os dentes três vezes ao dia, mas que o fio dental podia usar só se quisesse, que não tinha muita necessidade. Mas eu vi aqui que ele também tem um papel importante para não termos problemas nos dentes e na boca”, disse.
Erica Marques, 12 anos, que participa do programa Siminina há cinco anos, também não escondia a satisfação de receber o grupo. “Temos várias atividades aqui no programa que nos ensinam muito do que eles estão tratando aqui, mas como tudo é feito de um jeito mais engraçado, percebemos que até as meninas mais jovens estão se interessando. É muito bom para nós, para as professoras e até para os nossos pais, porque vamos melhorando nossas ações”, afirmou.
Para o ator Odinamar, poder participar deste trabalho que leva sorrisos às meninas e até transforma vidas, é gratificante. “Elas estão crescendo muito rápido ou adquirem muitas responsabilidades logo cedo. Então, esse nosso trabalho tem a missão de lembrá-las que elas são crianças ainda e que, apesar de tudo que fazem hoje, elas devem se dedicar ao aprendizado, à escola e ao respeito à família e amigos, para continuarem sendo boas pessoas no futuro”, destacou.
A coordenadora da unidade do Siminina no 1º de Março, Marlei Correa, também destacou a importância do projeto para a formação pessoal das meninas. Hoje, o programa atende a 120 meninas carentes da região, durante o contra-turno escolar.
“Tenho certeza de que, para elas, esse projeto é um encantamento. Foi apaixonante e muitas delas saíram com um brilho no olhar a mais, além de mais conhecimento. Ficamos muitos felizes de poder receber esse grupo de artistas e esperamos que esse projeto possa se repetir muitas outras vezes”, concluiu.
Além da unidade do Siminina no 1º de Março, as unidades do programa nos bairros Altos da Boa Vista, Araçá, Bela Vista e Colorado serão beneficiados com o projeto, ainda este mês. As apresentações vão beneficiar todas as 1.038 meninas entre 06 a 14 anos que são atendidas pelo programa em Cuiabá - o que abrange 16 bairros e o Distrito da Guia.