Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
16 de Março de 2012 17h01
Crianças do Peti e Siminina participam de Maratoninha da Caixa
Duzentas crianças atendidas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) de Cuiabá – por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Programa Siminina, participam no domingo (18-03) da ‘Maratoninha da Caixa 2012’.
As atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir das 8h30.
A prova de atletismo será divida em categorias e irá premiar o vencedor de cada bateria com uma bicicleta. Também serão distribuídos prêmios como bonés e medalhas para todos os participantes.
“Apoiamos a iniciativa por entender a importância desse evento”, pontua Arão Bastos Ormond, gerente do Programa Peti na capital.
O Peti é desenvolvido hoje em nove Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) - nos bairros Jardim Araçá, Novo Colorado, Jardim União, Planalto, Pedregal, Tijucal, Pedra 90, Nova Esperança e Getúlio Vargas. As atividades também são ofertadas em espaço cedido no Lar Espírita Mário Corrêa, na Legião da Boa Vontade e no Coxipó do Ouro (em uma escola municipal), contemplando as quatro regionais da prefeitura de Cuiabá.
O Programa Siminina já é desenvolvido na capital pela prefeitura de Cuiabá há 15 anos e atende meninas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, participam do programa aproximadamente 1,5 mil meninas, em 17 pontos da cidade (incluindo o Distrito de Nossa Senhora da Guia). O Programa, que nos últimos anos zerou indicadores de reprovação escolar das inscritas, atende a meninas e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos. Outra conquista do Siminina trata-se do índice zero de gestação precoce das participantes.
Aulas de dança, teatro, letramento, coral, são ofertadas as meninas em contraturno escolar. Assiduidade na escola é uma das condicionalidades para a permanência no Siminina.