Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Durante a Copa
11 de Junho de 2014 11h56
Crianças de projeto social fazem apresentações durante a Copa em Cuiabá
A abertura da Arena Cultural Cuiabá, no dia 12 de junho, contará com a participação especial do coral formado por crianças que participam do projeto Artes nas Comunidades. O primeiro dia de evento também será marcado por apresentações de Cururu, Siriri, show da Banda Vanguart, orquestra, entre outros.
A Arena Cultural será realizada no Memorial João Paulo II, na Morada do Ouro, e funcionará das 19h às 2h da manhã. A entrada será gratuita.
O projeto Artes nas Comunidades oferece oficinas de teatro, dança e música para cerca de 650 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, que participam de programas sociais da Prefeitura de Cuiabá, como o Siminina, Projovem e PETI. As atividades são desenvolvidas em parceria com a Associação Cultural Cena Onze nos Centros de Referência de Assistência Social e unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cuiabá.
Segundo a primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, o projeto Artes nas Comunidades complementa as atividades desenvolvidas nos programas sociais, oferecendo mais uma oportunidade para as crianças desenvolverem seus talentos.
“Tenho orgulho deste projeto e é extremamente gratificante ver que a dança, a música e o teatro têm conseguido ampliar o acesso das ‘Simininas’ à cultura, além de abrir portas para grandes apresentações, como, por exemplo, este espetáculo durante a Copa. Tenho certeza de que elas darão um show, pois estão se dedicando muito para isso”, disse.
“Por meio da arte, crianças e adolescentes resgatam sua cidadania, elevam sua auto-estima, desenvolvem habilidades e aumentam o conhecimento, reduzindo as situações de vulnerabilidade e risco social”, completou o coordenador do projeto, Flavio Ferreira.
Além da Arena Cultural, no período dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, os participantes do projeto vão se apresentar em praças, ruas e shoppings da Capital.
ARENA CULTURAL – Conforme a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento segue até o dia 24 de junho e terá em média 10 atrações por dia, que reúnem exposições, intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, teatro, dança, shows de bandas regionais, mostra audiovisual, feira de artesanato, espetáculos indígenas, contação de história e literatura, musicais e apresentações tradicionais como a dança do congo de Vila Bela da Santíssima Trindade.
A Arena também será sede da 12ª Edição do Festival de Cururu e Siriri, entre os dias 19 a 22 de junho. A estrutura também conta com estacionamento, praça de alimentação com 14 restaurantes e mostra de pratos da culinária típica dos oito países que vão disputar os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, banheiros, postos de saúde e pronto-atendimento, segurança pública e privada.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano disponibilizará quatros linhas especiais de ônibus para o local. São elas: 311, 315, 360 e 314.
Confira a programação da Arena Cultural aqui.
Confira a programação do projeto Artes nas Comunidades aqui.