/
26 de Agosto de 2010 17h30
Crianças da APAE de Chapada dos Guimarães visitam Salgadeira
A convite da gerência do Terminal Turístico da Salgadeira e da Aderco - Associação de Defesa do Rio Coxipó, 35 crianças/adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Chapada dos Guimarães, acompanhadas de monitores, conheceram hoje (26-08) as belezas turísticas no entorno da Salgadeira, quase na divisa dos municípios de Cuiabá e Chapada Ao todo, o grupo da APAE foi constituído de 50 pessoas, entre internos e professores.
Segundo a psicóloga Flávia Baeta, uma das coordenadoras desse passeio, as crianças já demonstravam o desejo de percorrer as trilhas próximas à Salgadeira,m de acesso às cachoeiras e outros atrativos naturais da região, que integram ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. "Em trânsito pela rodovia, sempre apontavam para as 'estradinhas', conforme denominam as trilhas visíveis. E uma vez que a APAE comemora agora a Semana do Excepcional, a diretoria, representada pela interventora Márcia Yolanda, incluiu a visita à Salgadeira na agenda comemorativa da entidade". Conforme ela, tudo saiu a contento da APAE e das crianças visitantes.
"Nós fizemos contato com o gerente da Salgadeira, José Carlos Bazan Pardal e, também com Valdirene Costa, diretora da Aderco, entidade sediada no Terminal. De imediato, ambos se prontificaram em nos auxiliar, elaborando o roteiro das trilhas e locais mais procurados pelos turistas. Na realidade, as crianças tiveram uma aula de campo com ênfase na riqueza da ecologia, com cenários maravilhosos. Os resultados foram excelentes, e elas estão encantadas; querem inclusive retornar".
A psicóloga explica que apenas parte do grupo de 35 crianças percorreu as trilhas, guiadas por José Carlos Bazan. "As crianças que ficaram são frágeis, algumas cadeirantes. Então fica difícil se deslocar com elas mata adentro.Mas brincaram na cachoeira por horas seguidas. Só de escutar os gritos felizes dessas crianças a gente fica arrepiada. É um sentimento pleno de realização, pura felicidade, que um simples passeio desses faculta à inocência".
Na opinião de Bazan, valeu a pena poder proporcionar momentos tão felizes às crianças da APAE. "Com certa regularidade, recebemos aqui pessoas humildes, da ala periférica de Cuiabá e outros municípios, que só conheciam o Terminal da Salgadeira por fotografias. Esta é uma orientação da Prefeitura de Cuiabá, do prefeito Chico Galindo, que também reconhece a potencialidade turística do Município cuiabano. Nós nos dispomos a colaborar para que milhares de pessoas aportem no Terminal e contemplem, do alto dos paredões, as incontáveis belezas aqui