Notícias

Educação / Alto padrão

29 de Dezembro de 2016 11h54

Creche Josefa Parente passa por ampla reforma e ganha visual moderno e atrativo

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Quem passou pela creche municipal Josefa da Silva Parente, no bairro Bela Vista, na noite desta quinta-feira (28), nem acreditou que se tratava da mesma unidade de ensino de alguns meses atrás. A creche passou por reforma total e ampliação, recebendo um visual arquitetônico muito mais moderno e atrativo. 

Para a realização da obra foram investidos recursos na ordem de R$ 1, 1 milhão, oriundos da Prefeitura de Cuiabá, por meio do programa de modernização da infraestrutura da rede municipal de educação, e parceria com a empresa Brookfield Incorporações, por meio de medida mitigadora. 

Por meio do programa de modernização, a Prefeitura de Cuiabá transformou outras quatro creches, a Espaço Livre, Altos da Glória, Naídes Rodrigues Ribeiro e Renísea Guilhermette Barua, além de outras 10 escolas municipais. 

O secretário de Fazenda, Pascoal Santullo Neto, destacou que durante os quatro anos de gestão do prefeito Mauro Mendes o trabalho foi árduo, mas com uma equipe unida, determinada e comprometida, foi possível fazer o melhor por Cuiabá. “Acredito que fomos bem sucedidos nessa empreitada e isso foi devido a liderança do prefeito. Foram muitas as melhorias e transformações feitas em Cuiabá e isso é demonstração de que tudo é possível desde que o bem público seja administrado com seriedade”, disse o secretário. 

Pascoal Santullo destacou ainda as várias melhorias que a Prefeitura executou no bairro Bela Vista, principalmente no setor da educação, beneficiando também vários bairros da região. “Fizemos a transformação nessa creche e na escola Madre Marta, aqui ao lado. E estamos deixando encaminhada a licitação para a construção de um centro municipal de educação infantil também aqui ao lado, e com 550 mil reais em caixa para dar início à obra”, informou o secretário.

A secretária Marioneide Kliemaschewsk, enfatizou que encerra essa gestão da mesma forma que iniciou, com muito compromisso, determinação e ética. “Queríamos fazer muito mais pela educação, mas o que fizemos já foi o suficiente para muitas transformações, como o que foi feito nessa creche, um espaço acolhedor que vai proporcionar aos profissionais um trabalho de qualidade, melhorando cada vez mais a prática pedagógica”, disse a secretária.

 Com uma área construída de 550 metros quadrados, a unidade de ensino terá capacidade para atender 120 crianças com idade de 2 a 3 anos. As matrículas para alunos novos nessa unidade serão realizadas no segundo semestre do mês de janeiro de 2017, via sistema on-line.

A diretora da creche, Maria do Carmo Fortes Barreto, disse que a reforma e a ampliação da creche era um sonho antigo da comunidade. “Foram anos de muita luta para conseguirmos essa reforma, pois sonhávamos com um espaço acolhedor e com estrutura pedagógica adequada para educar e cuidar das nossas crianças e hoje nosso sonho está sendo concretizado, graças ao prefeito, a secretária Marioneide ao ex-secretário Gilberto Figueiredo, que abraçaram nosso sonho”, disse a diretora, que passará o cargo no final do mês para a nova diretora eleita, Marenil Alexandra Siqueira. 

O presidente da associação de moradores do bairro Bela vista, Leovaldo Castro (popular Vadinho), também elogiou a obra e disse que a comunidade está em festa por receber mais uma obra tão importante. “Nossa comunidade foi agraciada com importantes obras e todas de qualidades. Não posso deixar de reconhecer o excelente trabalho do prefeito Mauro Mendes em nosso bairro”, elogiou o presidente.

“Para nós que vimos essa creche nascer é muito orgulho presenciar esse momento. O que temos aqui não é uma creche qualquer, mas sim uma creche de primeiro mundo, cuja estrutura não fica atrás de qualquer creche privada”, disse o filho de Josefa Parente, Pedro Parente.

“A creche ficou maravilhosa, está longe de parecer com a mesma de antes, a qual meu filho mais velho estudou oito anos atrás! As crianças merecem ter um espaço como esse, com material e brinquedos pedagógicos adequados e de primeira linha”, disse a recepcionista Julimara Rodrigues, que vai tentar uma vaga par a filha de dois anos.